Política

Ministro do Território satisfeito com execução das obras do PIIM

Pedro Vicente | Cabinda

Jornalista

O ministro da Administração do Território manifestou-se, quarta-feira, satisfeito com os níveis de execução física das obras do Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM), inscritas na província de Cabinda.

07/03/2024  Última atualização 09H31
Ministro da Administração do Território, Dionísio da Fonseca © Fotografia por: DR
Dionísio da Fonseca, que se reuniu com a equipa-técnica do governo provincial, foi informado que a região possui 80 projectos do PIIM, 69 dos quais da responsabilidade do Governo Central e onze locais.

Durante a avaliação aos projectos, o ministro constatou que, a nível da província, estão em curso 44 obras de âmbito social, 31 concluídas e duas paralisadas.

Desses projectos, constam a construção de unidades hospitalares, escolas do ensino primário, vias de comunicação, habitação social, iluminação pública, mercado, estrutura desportiva e centro integrado do Ministério do Interior, com destaque para a sede das Autarquias Locais no município de Cacongo, cuja obra se encontra paralisada.

Dionísio da Fonseca, que se informou, igualmente, sobre o andamento do Programa Integrado de Combate à Fome a à Pobreza, aproveitou a ocasião para proceder à entrega de seis embarcações e kits de navegação, incluindo redes, a ex-militares da província.

O ministro felicitou, na ocasião, o Governo Provincial de Cabinda pelo empenho na melhoria das obras de construção em curso e do fomento da produção agrícola, considerando que o cultivo de alimentos para o autossustento é um dos grandes desafios do Executivo.

Dionísio da Fonseca reconheceu o esforço do governo local e recomendou a prosseguir as acções de inclusão produtiva, no âmbito do Programa Integrado de Combate à Fome e à Pobreza.

O ministro aproveitou a oportunidade para dar uma nota sobre o processo de desconcentração administrativa em curso, tendo apelado às administrações municipais a prestar um melhor serviço aos cidadãos.

"Temos que evitar que o cidadão, para tratar determinado documento, tenha que recorrer aos esquemas. Não estou a afirmar que isso acontece, mas esta é uma má prática que todos devemos combater, assegurando que a população seja devidamente bem servida por essas instituições”, disse.

Ontem, Dionísio da Fonseca deslocou-se ao município de Belize, a cerca de 200 quilómetros da cidade de Cabinda, para avaliar igualmente o andamento das obras do PIIM, devendo passar, também, pelos municípios de Cacongo e Buco-Zau, com o mesmo objectivo.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política