Política

Ministro Mário Oliveira quer cooperação com a UA

Pedro Bica| Jornalista

O ministro das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social, Mário Oliveira, defendeu segunda-feira, em Luanda, uma estreita cooperação entre Angola e a União Africana (UA) para uma indústria espacial que trabalhe para a redução da pobreza no continente.

06/02/2024  Última atualização 08H03
Ministro das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social © Fotografia por: Arsénio Bravo| Edições Novembro

O governante falava aos jornalistas, após um encontro de concertação com a Comissão da União Africana para a Ciência, Tecnologia e Inovação sobre a Conferência NewSpace Africa, que Angola vai acolher de 2 a 5 de Abril próximo, sob o lema "O papel do Espaço na Diminuição da Pobreza em África”.

Em relação à indústria espacial, sublinhou, o país tem estado a marcar passos, sobretudo na vertente formativa e no alargamento de cursos universitários. De acordo com o ministro, a perspectiva é fazer com que a indústria espacial possa dar um contributo naquilo que são os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e o programa da União Africana. O ecossistema científico, disse, vai permitir que as tecnologias de informação e comunicação cheguem, de facto, junto às populações e sirvam a educação e a economia.

"Com isso, podemos fazer com que o nosso continente atinja os objectivos do progresso e a nossa juventude possa, usando tecnologia espacial, dar um contributo na economia, fazer com que a ciência em África se desenvolva”, adiantou.

Mário Oliveira fez saber ainda que a conferência a realizar-se em Abril pretende trazer ao país especialistas na área de satélites e indústria espacial, para a troca de experiências, mas também para mostrar ao mundo aquilo que é o Programa Espacial Angolano.

Por sua vez, o chefe da Divisão de Ciência, Tecnologia e Espaço da União Africana, Ouattara Tidiane, considerou que, durante a semana em que se vai realizar a conferência, Angola vai ser o ponto focal sobre a ciência espacial a nível mundial.

Ouattara Tidiane assegurou que vários especialistas e líderes mundiais vão estar presentes para trocar experiências, fazer consultas e celebrar os avanços de Angola no domínio espacial. "É uma oportunidade para Angola expor os seus jovens pesquisadores e cientistas”, considerou o responsável da UA, garantindo que a Comissão da UA vai trazer para Luanda mais de 400 convidados.

A Conferência NewSpace Africa é uma reunião de alto nível de líderes da indústria, empresas espaciais comerciais, investidores e outras partes interessadas na indústria espacial e de satélites.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política