Sociedade

Ministro ordena a reposição de água em Capari e Panguila

António Cristóvão

Jornalista

O ministro da Energia e Águas, João Baptista Borges, exigiu, domingo, ao presidente do Conselho da Administração da Empresa Pública de Água e Saneamento do Bengo (EPAS-Bengo), João Carlos, o restabelecimento com urgência do fornecimento de água às populações da Centralidade do Capari, Porto Kipiri e Panguila, na província do Bengo.

19/02/2024  Última atualização 07H32
© Fotografia por: DR

João Baptista Borges mostrou-se preocupado e deslocou-se, propositadamente, para a Estação de Tratamento de Água do Capari (ETA) com o intuito de verificar "in loco” as condições que provocaram a redução de 100 para 50 por cento da capacidade de fornecimento de água para estas localidades da província do Bengo.Tratou-se de uma avaria nas três das quatro bombas ventosas na Estação de Tratamento.

"Temos que repor isso, porque a população está sem água. Que meios precisamos para trazer aqui?”,  perguntou o ministro Baptista Borges ao responsável da Estação de Tratamento de Água do Capari.

A chefe de Departamento de Produção da Empresa Pública de Água e Saneamento do Bengo (EPAS-Bengo), Joaquina Correia, explicou que a Centralidade do Capari possui neste momento apenas uma bomba em funcionamento, o que dificulta a captação da água no rio Dande.

Em consequência da avaria das bombas ventosas, Panguila está sem fornecimento de água há cerca de um mês e Capari há três semanas que a água não jorra nas torneiras, segundo a responsável da EPAS.

O ministro esteve acompanhado da governadora provincial do Bengo, Maria Antónia Nelumba, do secretário de Estado da Energia, António Belsa da Costa, e pelo PCA da EPAS-Bengo, João Carlos.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade