Política

Ministro satisfeito com nível de execução das obras no Sumbe

Carlos Bastos | Sumbe

Jornalista

O ministro das Obras Públicas, Urbanismo e Habitação, Carlos Alberto dos Santos, mostrou-se, sábado, satisfeito com o nível de execução dos projectos estruturantes de requalificação da cidade do Sumbe, capital da província do Cuanza-Sul.

25/02/2024  Última atualização 09H11
Ministro Carlos Alberto dos Santos recebeu explicações sobre a evolução das empreitadas © Fotografia por: Carlos Bastos | Edições Novembro

Em declarações aos jornalistas, no fim da visita de 24 horas que efectuou ao Cuanza-Sul, o ministro disse que a deslocação teve como objectivo constatar o andamento das obras em execução, nomeadamente a construção das 1.816 casas sociais na localidade do Saber Andar, Nova Circular do Sumbe, assim como das infra-estruturas integradas da requalificação da cidade do Sumbe.

Carlos Alberto dos Santos disse que recebeu garantias do empreiteiro da conclusão em Dezembro das obras de requalificação da cidade do Sumbe, cujo orçamento está avaliado em 125 milhões, 209 mil e 146 dólares norte-americanos.

O projecto de requalificação da cidade, assinalou o ministro, contempla, igualmente, a construção de 1.816 moradias T2 e T3, para o realojamento das populações que vivem em zonas de risco, reabilitação das redes técnicas da cidade, como a luz, estação de tratamento de águas residuais, passeios e o reforço das encostas instáveis.

De igual modo, segundo o ministro, o programa inclui trabalhos de drenagem, construção de 13 quilómetros de ruas, dos quais oito em fase conclusiva, renovação da iluminação pública e das redes de telecomunicações.

O governante reconheceu o avanço das obras do lote 2, que compreende as infra-estruturas integradas da cidade do Sumbe, mostrando-se optimista com o desfecho da empreitada.

"Após esta visita saímos mais encorajados com a forma como estão a decorrer as obras, mas queríamos fazer muito mais, e a população também quer, mas temos que ser conscientes que a empresa contratada tem feito o possível, no limite do esforço financeiro a si alocado”, disse.

Em relação às habitações sociais da localidade do Saber Andar, Carlos Alberto dos Santos garantiu que os trabalhos decorrem a bom ritmo, com o término calculado para Dezembro de 2024, em que vão ser concluídas as primeiras 363 habitações sociais e as respectivas infra-estruturas.

"Do empreiteiro recebemos a garantia que nos assegura que no final do ano vamos proceder à entrega das primeiras residências aos cidadãos contemplados, incluindo com os serviços de água e luz, enquanto o segundo projecto é da obra da circular externa do Sumbe, com uma extensão de 38 quilómetros, e está orçado em 89 milhões, 647mil e 233 dólares norte-americanos”, frisou.

Quanto às obras da nova circular externa da cidade, o titular da pasta das Obras Públicas, Urbanismo e Habitação afirmou que as garantias do empreiteiro apontam para a conclusão no segundo semestre de 2025, estando a decorrer obras, como a construção de pontes e viadutos, sistema de drenagem, sinalização, iluminação, terraplanagem, camada de base e sub-base, de blinder, entre outros.

O ministro referiu que, relativamente às fontes de financiamento, a execução das obras está a ser assegurada pelo Ministério das Finanças e o Governo da Província do Cuanza-Sul.

"Se nos perguntarem se é o que nós queríamos ver em 2024, claro que não, pois o nosso desejo é ver as obras todas concluídas, mas isso exige uma responsabilidade para que, de forma conjunta, possamos encontrar soluções financeiras sustentáveis”, esclareceu.

O ministro das Obras Públicas, Urbanismo e Habitação esteve acompanhado do governador provincial do Cuanza-Sul, Job Capapinha, do vice-governador para as Infra-estruturas e Serviços Técnicos, Heitor Alfredo, e de membros do Governo local.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política