Política

Ministros analisam programas regionais

O Conselho de Ministros da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) reúne-se em Luanda, entre os dias 10 e 11 do corrente mês, para analisar os avanços registados em matéria de execução dos programas regionais.

02/03/2024  Última atualização 10H43
Téte António preside ao Conselho de Ministros da SADC © Fotografia por: Dr
De acordo com um comunicado de imprensa, o encontro, que será orientado pelo chefe da diplomacia angolana, Téte António, na qualidade de actual presidente em exercício do Conselho de Ministros da organização, vai aprovar o Plano Institucional Anual e o Orçamento do Secretariado para o exercício económico de 2024/2025.

Durante os dois dias de trabalhos, os ministros vão passar ainda em revista e discutir quer o grau de cumprimento das decisões do Conselho e os avanços registados em termos de materialização do lema da 43ª Cimeira de Chefes de Estado e de Governo da SADC, bem como o Plano Estratégico Indicativo de Desenvolvimento Regional para 2020-2030 e o Centro de Operações Humanitárias e de Emergência da SADC (SHOC), quer os desastres ocorridos na região.

A 43ª Cimeira dos líderes políticos da organização regional realizou-se em Agosto último na capital angolana, Luanda, sob o lema "Capital humano e Financeiro: Os principais factores para a industrialização sustentável da região da SADC”.

O Conselho de Ministros fiscaliza o funcionamento e o desenvolvimento da SADC e garante a execução concomitante das políticas e decisões e integra, por regra, titulares das Relações Exteriores, dos Negócios Estrangeiros e das Relações Internacionais, do Planeamento Económico, das Finanças ou do Comércio, dos dezasseis (16) Estados-membros. O órgão reúne-se duas vezes por ano, nomeadamente em Março e em Agosto.

Os preparativos do encontro de Luanda foram finalizados, quinta-feira, em Gaberone, capital do Botswana e sede da SADC, durante a 13ª sessão ordinária do Comité de Embaixadores e Altos Comissários (CEAC), convocada pelo Secretariado da organização comunitária.

Durante a reunião, o CEAC foi informado sobre os principais pontos da agenda da reunião do Conselho de Ministros, com destaque para a mobilização de recursos para as Missões da SADC em Moçambique e na República Democrática do Congo (RDC).

Angola esteve representada na reunião de Gaberone pela embaixadora no Botswana e junto da SADC, Beatriz Morais.

A SADC tem por missão promover o crescimento económico e o desenvolvimento sócio-económico sustentáveis e equitativos, através de sistemas produtivos eficientes, de uma cooperação e integração mais aprofundadas, da boa governação e da paz e segurança duradouras, a fim de que a região possa emergir como actor competitivo e efectivo nos contextos das relações internacionais e da economia mundial.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política