Desporto

MMA: Programa das provas domina encontro

Rosa Napoleão

Jornalista

A elaboração de planos visando à realização de campeonatos africanos e mundiais de Artes Marciais Mistas (MMA), até 2026, e a renovação de mandatos nas federações foram os destaques do encontro de concertação das confederações continentais realizado em Belgrado, Sérvia.

31/03/2024  Última atualização 09H10
© Fotografia por: DR

Nas vestes de director da Confederação Africana, o presidente da Federação Angolana (FAMMA), Armando Diogo "Scott”, marcou presença no encontro, acompanhado do juiz, Jair Yoba.

Questões relevantes do panorama global da modalidade, onde se destaca a abertura do campeonato europeu, foram igualmente afloradas em Belgrado. Segundo Armando Diogo, a participação activa de representantes angolanos no fórum internacional reforça o compromisso da FAMMA em contribuir para o crescimento do desporto em escala global.

Com a nomeação do director da Confederação Africana, Angola ganhou o direito a voto em todas as decisões da modalidade no continente e no mundo.

"Pensamos que a nomeação é merecida, pelo nosso empenho na massificação das Artes Marciais Mistas dentro e fora do país. A abertura do campeonato europeu de MMA foi um dos ganhos do encontro de concertação das confederações continentais”, explicou.

Constituída em 2021, a FAMMA tem dado passos significativos, com vista ao crescimento da modalidade. Em Setembro do ano passado, Angola sediou e venceu o Campeonato Africano.

 Na prova disputada no Pavilhão Multiusos do Kilamba, os lutadores nacionais somaram 39 medalhas, sendo 18 de ouro, 14 de prata e 7 de bronze. Angola participou com 45 atletas, entre os quais, 23 seniores e 22 juniores, nas categorias: peso palha, mosca, galo, pena, meio-médio, médio, médio-pesado, pesado e super-pesado.

A República Democrática do Congo, com duas medalhas de ouro, três pratas e dois bronzes, ocupou a segunda posição da tabela classificativa e a Namíbia fechou o pódio com uma de ouro e igual número de prata.

Ilhas Maurícias, Argélia e África do Sul terminaram na quarta e quinta posição.

A Federação de Artes Marciais Mistas foi coonstituida em 2021 e é interventiva na realização de acções tendentes à massificação. 

 

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Desporto