Sociedade

Moçâmedes vai beneficiar de mais ligações domiciliares

João Upale | Moçâmedes

Jornalista

Um total de cinco mil ligações domiciliares de abastecimento de água potável vai ser instalado na segunda fase do Plano de Requalificação do Sistema de Água de Moçâmedes, que arranca este mês, na província do Namibe, no âmbito do Projecto de Desenvolvimento Institucional do Sector de Águas (PEDISA), anunciou o presidente do Conselho de Administração da Empresa de Águas e Saneamento (PCA da EASN).

16/03/2024  Última atualização 11H15
Embaixador da Alemanha visitou o projecto financiado pelo Banco Europeu de Investimento © Fotografia por: IRINEU COLA | EDIÇÕES NOVEMBRO

Milton Ukwandjongo falava à imprensa no final da visita que o embaixador da Alemanha em Angola, Stefan Traumann, efectuou, na terça-feira, a algumas unidades do sector, na capital da província.

O responsável lembrou que este é um projecto que há um tempo "temos vindo a esperar”, acrescentando que encontraram-se no campo com equipas de empreiteiros e da empresa alemã de fiscalização, Gauff, durante a visita do embaixador Stefan Traumann, que constatou o avanço da empreitada.

A empresa, garantiu Milton Ukwandjongo, está a executar as obras da  segunda fase do projecto de requalificação do sistema de Águas de Moçâmedes.

De acordo com o PCA, na primeira fase foram feitas 18 mil ligações que abrangeram o casco urbano, parte dos bairros 5 de Abril e Forte Santa Rita.

"Começámos a ver já as equipas no campo”, sustentou, acrescentando que se espera ver na segunda fase a execução de mais  1.700 ligações para o Saydi Mingas II e 3.300 para o Valódia, totalizando as cinco mil ligações, inicialmente previstas a serem feitas.

Milton Ukwandjongo espera que com as ligações já feitas no âmbito do Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM), bem como as ligações emergenciais, chegar a pelo menos 100 por cento para o Saydi Mingas II e conferir mais dignidade no abastecimento para o Bairro Valódia, que quase nada beneficiou da primeira fase do projecto de requalificação.

"Ainda há muito por se fazer”, explicou Milton Ukwandjongo, para quem, com a velocidade com que a cidade cresce, tem sido "difícil” acompanhar com a infra-estruturação, pois "ainda temos uma limitação naquilo que é a capacidade de produção”.

O  sistema de Moçâmedes, onde está instalada a estação principal de captação, no Benfica, tem capacidade de 1.000 metros cúbicos por hora, o queé relativamente deficitário para a cobertura global da cidade.

O responsável disse esperar por outros projectos e acredita que, no financiamento do Banco Europeu de Investimento (BEI), no princípio do próximo ano ou final deste, ser, também, lançado o projecto para a requalificação da cidade, a Norte do Rio Bero, onde se espera abranger as zonas do Saco-Mar e do Kambongue, todas elas unificadas no (único) sistema de abastecimento, que será potencializado no Bairro 4 de Março, através do manancial do Rio Giraúl.

"Acreditamos que teremos  resultados positivos. São projectos que ainda estão em carteira, em aprovação, e esperamos que daqui há pouco venhamos a ter resultados palpáveis”, afirmou .

Milton Ukwandjongo acrescentou que, além daquilo que já está em execução, foi solicitado ao  embaixador da Alemanha a possibilidade de reforço de financiamento, tendo em conta que ainda existe défice na produção e distribuição de água à população.

"Recebemos promessa do embaixador de negociação com parceiros, para ver se conseguimos ter algum reforço, pois carecemos de mais investimentos  para reforçar a capacidade de abastecimento de água à cidade de Moçâmedes”, concluiu.

A vice-governadora para os Serviços Técnicos e Infra-Estruturas, Ema Samali da Silva, disse que o impacto é "positivo”, explicando que se fala num projecto que vai permitir cinco mil ligações domiciliares para abranger os bairros Valódia, Saydi Mingas II e algumas zonas que ainda estão por definir no projecto, que tem uma previsão de duração de 16 meses.

O projecto, reiterou,  visa fazer com que a população tenha água em suas residências e melhorar a qualidade de vida nas comunidades.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade