Sociedade

Mototaxistas em Benguela recebem carteiras profissionais

Arão Martins / Benguela

Jornalista

Dois mil e duzentos mototáxis, no município de Benguela, receberam, desde o ano passado até a primeira quinzena do corrente mês, a carteira profissional e a caracterização das motos, anunciou, na passada sexta-feira, a directora do gabinete provincial dos Transportes, Tráfego e Mobilidade Urbana de Benguela (GPTTMUB), Cátia Chuco.

20/02/2024  Última atualização 07H51
© Fotografia por: Angop

Do número acima referido, aquela responsável avançou que 800 mototaxistas receberam os seus documentos na última sexta-feira, durante uma cerimónia orientada pelo vice-governador provincial para o Sector Técnico e Infra-Estruturas, Adilson Gonçalves.

A directora do GPTTMUB informou que, além dos mototaxistas da cidade de Benguela, o processo incluiu, também, os municípios de Catumbela, Lobito, Baía Farta e Bocoio, salientando que é contínuo para as restantes localidades da província.

A entrega da carteira profissional, explicou Cátia Cachuco, foi antecedida de uma formação de cerca de 90 dias, com vários módulos, onde o conteúdo mais extenso esteve ligado ao Código de Estrada e à segurança rodoviária.

Cátia Cachuco anunciou que a província de Benguela tem registados 12 mil mototaxistas, entre aqueles com e sem licença de condução."A primeira fase incluiu 2.225 mototaxistas”, disse, para anunciar que a segunda fase da formação será na sexta-feira, 23 de Fevereiro, e vai decorrer nos dez municípios da província de Benguela.

Para o sucesso da segunda fase, esclareceu, as administrações municipais já têm preparadas as salas e formadores recrutados pelo GPTTMU.

Aquela responsável deu a conhecer que a equipa é vasta e está constituída por vários especialistas, incluindo de primeiros socorros e de inspecção sobre o estado técnico dos meios.

 

Segurança

Cátia Cachuco garantiu que a caracterização dos mototaxistas vai contribuir para a segurança, na escolha dos passageiros no transporte de motas, reduzindo o número de acidentes e de casos de furtos e roubos de motorizadas, que tem sido frequente."O foco principal é este, reduzir o número que a estatística tem apresentado de acidentes e o prejuízo que causam. Então, pretendemos dar a nossa participação íntegra e concreta para reduzir este cenário”, esclareceu.

 

Exercício da actividade

O vice-governador provincial para o Sector Técnico e Infra-Estruturas,Adilson Gonçalves, elogiou a iniciativa e esclareceu que o objectivo do Governo da província de Benguela é capacitar a actividade de mototáxi.

"É objectivo do Governo provincial capacitar, organizar e dotar os motoristas da melhor forma possível, com mais segurança e organização”, frisou, acrescentando que os beneficiários da formação e da documentação devem transmitir e mobilizar os colegas para participarem do mesmo processo.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade