Regiões

Movangola entrega meios hospitalares em Luquembo

Venâncio Victor | Malanje

Jornalista

Uma delegação do Movimento Solidário de Angola (Movangola) entregou, sexta-feira, no município de Luquembo, 275 quilómetros a Sul da sede capital da província de Malanje, um donativo composto por medicamentos e outros meios hospitalares, visando minimizar as dificuldades da população em situação de vulnerabilidade.

18/03/2024  Última atualização 08H31
Presidente do Movimento Solidário, António Alcino, quando procedia à entrega dos bens © Fotografia por: DR

O presidente da referida organização, António Alcino Sawanga, que prestou a informação à saída de um encontro com o vice-governador para o Sector Político, Económico e Social, disse que um dos objectivos da visita às terras da Palanca Negra Gigante é manter contactos com as comunidades para se inteirar dos projectos de apoio aos mais vulneráveis.

António Alcino Sawanga deu a conhecer que a Movangola está preocupada com a tendência crescente de vandalização de bens públicos, defendendo, por isso, o reforço de acções para se inverter o quadro.

O Movimento Solidário de Angola, explicou, promove, desde 2023, campanhas de sensibilização nas comunidades sobre a importância dos órgãos de soberania, apostando, também, no resgate de valores éticos, morais e cívicos.

Por sua vez, o vice-governador para o Sector Político, Económico e Social, Franco Mufinda, realçou a importância das acções de beneficência e da moralização da sociedade visando a preservação do património público.

Franco Mufinda elogiou a entrega de medicamentos, dando a conhecer que, no ano que findou, as vítimas das chuvas beneficiaram de lotes de terreno e chapas de zinco, bem como valores monetários, com o apoio de parceiros sociais, como a Cruz Vermelha.

"Estamos a falar de 160 famílias, só aqui na sede da província, que estão no Pavilhão Palanca Negra”, sublinhou o governante, acrescendo que outras vítimas das chuvas estão abrigadas em casas de familiares.

O vice-governador para o Sector Político, Económico e Social recordou que grande parte da população de Malanje se dedica à agricultura e pecuária, estando o Governo a promover o fomento da piscicultura.

Entre as acções em curso, destacou a atribuição da merenda escolar, no âmbito do programa de combate à pobreza, bem como a construção de pequemos sistemas de água e reabilitação de infra-estruturas de impacto social e económico, visando a melhoria da qualidade de vida da população.

Segundo Franco Mufinda, o Governo distribuiu 12 mil fruteiras por município e mandou preparar 200 hectares de terras em cada um deles, para tirar famílias da linha da pobreza, com a aquisição de insumos, a par de acções tendentes ao melhoramento da assistência médica e medicamentosa.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Regiões