Sociedade

Movimento escutista é a maior associação

Pedro Bica| Jornalista

A Associação dos Escuteiros de Angola (AEA), com cinquenta e sete milhões de jovens e voluntários, é actualmente, o maior movimento de educação não formal dos jovens do mundo, disse, domingo, em Luanda, o chefe nacional da instituição.

04/03/2024  Última atualização 09H47
Chefe nacional, Kikas Machado © Fotografia por: DR

Kikas Manuel Machado falava, no acto que marcou a abertura do 30º aniversário da existência da associação em Angola, e em saudação à data consagrada ao fundador, Lord Baden-Powell, que há mais de um século lançou as bases de uma nova forma de educação de jovens.

"Passados trinta anos, a nossa organização continua a impactar os jovens e as comunidades através de uma educação para a vida dos jovens focados nas habilidades de liderança, actuando na melhoria das suas comunidades e desta forma criar um mundo melhor”, disse.

Na ocasião, o dirigente escutista destacou que os escuteiros devem continuar vigilantes, verdadeiramente alertas, para que a unidade, solidariedade, amor ao próximo e o cumprimento do dever seja sempre alerta.

O responsável anunciou que, até ao momento, a AEA conta já com 601 agrupamentos activos espalhados nas 18 províncias, cujo objectivo é a continuidade do bem social das comunidades.

Kikas Machado assegurou, no entanto, que a oferta formativa de qualidade de cursos avançados permitiu aos dirigentes uma boa compreensão do método educativo do escutismo, que vem influenciando milhares de crianças, adolescentes e jovens.

O chefe nacional dos escuteiros disse que a AEA, com o seu projecto educativo na sua resposta comunitária, tem estado a contribuir para a transformação dos jovens e impactar as comunidades para introduzir o escutismo nas escolas.

"Vamos, pois, nessa jornada comemorativa promover a unidade, a nossa irmandade e fraternidade, renunciando todas  as tentações e manifestações que contrariem o nosso belo ideal”, assegurou.


Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade