Política

Moxico: Actualização cartográfica está em fase de conclusão

Cerca de 80 por cento da actualização cartográfica do Moxico já está em fase de conclusão, cujo processo vai definir, este ano, as áreas a serem seleccionadas no censo populacional, a decorrer em todo o país.

21/02/2024  Última atualização 08H43
Instituto Nacional de Estatística (INE) © Fotografia por: Arquivo

Segundo o chefe dos Serviços Provinciais do Instituto Nacional de Estatística (INE) no Moxico, José Januário Mateus, sete dos nove municípios que compõem a província já concluíram o processo, nomeadamente, Bundas, Camanongue, Cameia, Moxico (sede), Léua, Luacano e Luau.

Para esta semana, disse que está programado o início do processo de actualização no município do Alto Zambeze, o maior da província, com 48 mil 356 quilómetros quadrados, que dista a 519 quilómetros da cidade do Luena, capital provincial.

O término do processo, disse, está previsto para Março, com a inclusão do município dos Luchazes, que dista 356 quilómetros do Luena.

O responsável elogiou o envolvimento das autoridades tradicionais, que têm estado a colaborar na recepção e condução das equipas na localização das comunidades.

Localmente, a preparação do Recenseamento Geral da População e da Habitação, previsto para Julho, está a ser assegurado por 42 agentes cartográficos, dos quais sete motoristas, visando actualizar as informações sobre o número de habitantes no país, onde e como vivem.

Com esta informação, prevê-se melhoria da planificação e distribuição dos recursos e serviços à população.

O primeiro recenseamento populacional no país foi realizado em 2014, na altura com uma população de 24,3 milhões de habitantes.

Na altura, a população no Moxico contava com 800 mil habitantes e com uma taxa de fecundidade de 6, 2 filhos por mulher.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política