Política

Moxico: Camanongue avança com propostas para a implementação da toponímia

O município de Camanongue, que dista 52 quilómetros da cidade do Luena, província do Moxico, deu um passo para a definição da toponímia, com a conclusão da recolha de propostas das designações, anunciou sábado a Angop.

01/04/2024  Última atualização 08H26
Autoridades locais analisaram o contributo dos participantes © Fotografia por: DR

De acordo com uma nota da Administração Municipal de Camanongue citada pela Agência angolana de informação, está concluída, em todas as regedorias daquele município, a recolha de propostas de topónimos, a fim de serem atribuídos às ruas, bairros, vilas, mercados, cemitérios e escolas da circunscrição.

O processo envolveu autoridades tradicionais, membros das comissões de moradores e população em geral, conforme a nota citada pela Angop.

No encerramento deste trabalho, o director municipal dos Registos e Modernização Administrativa Local, João Basílio, disse que após a conclusão desta etapa, segue-se a conformação dos dados, para serem enviados à coordenação provincial de acompanhamento do processo.

A implementação da toponímia aos Órgãos da Administração Local do Estado foi uma recomendação da 9ª edição do Fórum dos Municípios e Cidades de Angola (FMCA), que decorreu em Agosto de 2023 na cidade do Lubango, capital da província da Huíla.

De acordo com o comunicado produzido naquele encontro, as Administrações Municipais devem acelerar o processo de atribuição dos topónimos, para que até à data de realização do próximo FMCA tenham o processo concluído.

Administrativamente, a província do Moxico possui nove municípios, nomeadamente Alto Zambeze, Bundas, Camanongue, Léua, Luacano, Luau, Luchazes, Cameia e sede municipal do Moxico.

Com nove municípios e 21 comunas, a província do Moxico é limitada a Norte pela província da Lunda-Sul e pela República Democrática do Congo (RDC), a Leste pela Zâmbia, a Sul pelo Cuando Cubango e a Oeste pela província do Bié.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política