Política

MPLA defende divulgação em línguas nacionais da nova Divisão Administrativa

Nicolau Vasco

A coordenadora do Grupo de Acompanhamento do Bureau Político do MPLA ao Cuando Cubango, Maricel Capama, defendeu, no município do Cuito Cuanavale, o engajamento dos dirigentes do partido na divulgação da nova Divisão Político-Administrativa (DPA) em línguas nacionais.

20/02/2024  Última atualização 07H46
Maricel Capama visitou o município do Cuito Cuanavale © Fotografia por: Nicolau Vasco | Edições Novembro

A iniciativa, disse, visa permitir que todos os cidadãos na província possam ser informados sobre o importante projecto do Executivo, que prevê a criação de duas novas províncias, através da divisão do Moxico e do Cuando Cubango.

Maricel Capama, que falava no sábado, no final da IV Reunião Ordinária do Comité Provincial do MPLA, afirmou que o grande objectivo com a divulgação do documento em línguas nacionais é, também, informar as comunidades para que saibam das vantagens que a mesma representa para o rápido desenvolvimento do Cuando Cubango, que será dividido em Cubango e Cuando.

"Qualquer projecto da Divisão Político-Administrativa resulta da alteração geográfica das localidades. Por isso, é imperioso informar às comuniaddes, para não serem surpreendidas”, afirmou, para acrescentar que a implementação será um grande ganho no que diz respeito ao desenvolvimento da província e ao melhoramento das condições de vida da população.

 
DPA na Lunda-Norte

A primeira-secretária do MPLA na Lunda-Norte, Deolinda Vilarinho, disse que o projecto da nova Divisão Político-Administrativa, na província, prevê, numa primeira fase, além dos actuais dez municípios, a criação de outros nove, através da elevação de igual número de localidades.

A intenção do Executivo, segundo a responsável do MPLA, é assegurar a aproximação e melhoria dos serviços prestados à população nas localidades do Dundo, Xá-Cassau, Mussungue, Camaxilo, Luangue, Luremo, Cassange-Calucala, Canzar e Cafunfo, propostas para elevação à categoria de municípios.

Deolinda Vilarinho disse, ainda, que a orientação da liderança do partido é que se comece já a trabalhar na selecção e preparação de quadros que vão assegurar os cargos de direcção dos futuros novos municípios.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política