Política

MPLA lança apelo à consciência da função representativa dos deputados

António Gaspar |

Jornalista

O MPLA defende que cada um dos 220 deputados à Assembleia Nacional (AN) deve ganhar consciência da função representativa e responsabilidade institucional. Este pronunciamento foi expresso, recentemente, numa declaração política do partido no poder, à margem da 3ª Reunião Plenária Ordinária da 2ª Sessão Legislativa da V Legislatura da Assembleia Nacional.

13/02/2024  Última atualização 09H00
© Fotografia por: Paulo Mulaza | Edições Novembro

Para o MPLA, os parlamentares devem compreender que o julgamento mais importante das acções não será a perspectiva do voto do cidadão nas próximas eleições, mas o exame de consciência que cada um "vai fazer quando deixar de ser deputado e, por conseguinte, passar a ser mero representado”. Como representantes do povo, acrescentou o partido, o mandato  deve servir  de exemplo de civismo para as gerações presentes e vindouras.

"É chegado o momento de decidirmos se queremos continuar o processo de construção e consolidação da democracia e do Estado de Direito ou se tal, como no passado, se mantém a agenda oculta de obstrução das instituições”, disse o ex-presidente do Grupo Parlamentar do MPLA, Virgílio de Fontes Pereira, durante a leitura da declaração política.

O deputado criticou, ainda, o posicionamento de alguns colegas, em particular da oposição, referindo que transformam a AN num palco de activismo político "irresponsável”, onde as discussões dos projectos e propostas de leis são usadas como oportunidade para o "insulto”.

Neste contexto, apontou, por exemplo, as reuniões plenárias, que, segundo ele, têm servido, igualmente, para a radicalização do discurso, como expediente mais rápido de promoção nas hostes partidárias.

No discurso, Virgílio de Fontes Pereira avançou que  a transmissão televisiva das sessões "é aproveitada para exacerbar a desconsideração e a banalização das instituições, numa atitude populista”.

"Sentimos que se abstêm de fazer uma oposição responsável e de ficar na história como partícipe na construção da nova Angola. Preferem  continuar a apresentar espectáculos e fazer entretenimento”, lamentou, acrescentando que o MPLA, apesar dos erros que comete e assume, trabalha "incansavelmente” pelo desenvolvimento do país.

Virgílio de Fontes Pereira sublinhou, ainda, que "nunca” na História de Angola "foi de tão relevante, como agora” o papel da Assembleia Nacional como órgão de soberania, representativo dos angolanos.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política