Política

MPLA pede maior engajamento na defesa dos interesses do partido

Pedro Ivo

Jornalista

O secretário do Bureau Político do Comité Central do MPLA para a Reforma do Estado, Administração Pública e Autarquias, Mário Pinto de Andrade, pediu, quarta-feira, em Luanda, aos membros do Comité Nacional da JMPLA, maior engajamento na defesa dos interesses do partido, bem como no apoio ao líder da organização política, João Lourenço.

14/03/2024  Última atualização 07H30
Mário Pinto de Andrade procedeu à abertura da reunião do Comité Nacional da JMPLA © Fotografia por: DR
Mário Pinto de Andrade, que discursava na abertura da VI Reunião Ordinária do Comité Nacional da JMPLA, defendeu que os membros da organização juvenil do partido devem ser activistas com a finalidade de divulgar a mensagem da agenda política a todos os cidadãos, e em particular aos militantes e simpatizantes do MPLA.

"A agenda política tem eixos estratégicos que é preciso que os membros do Comité Nacional, dos Comités Provinciais e Municipais da JMPLA conheçam, para poderem ser activistas", reforçou. De acordo com o político, o encontro reveste-se de extrema importância, pelo facto de analisar dois pontos fundamentais do programa geral, nomeadamente o relatório das actividades referentes ao ano de 2023 e a análise dos documentos preparatórios relativamente ao IX Congresso Ordinário da JMPLA.

As bases gerais, sublinhou, são fundamentais que sejam debatidas para que todos percebam a importância do documento, assim como a directiva sobre a metodologia de preparação do Congresso.

Mário Pinto de Andrade sugeriu, ao movimento juvenil do MPLA, a inclusão de um Plano de Marketing a partir da apreciação dos documentos na reunião, apelando, deste modo, à contribuição de cada um, no sentido de se obter consenso para melhor organização do IX Congresso Ordinário.

"Saídos desta reunião, o Comité Nacional tem a missão de divulgar os documentos, a nível de toda a comunidade ligada à JMPLA, para que o processo do Congresso possa ocorrer da melhor maneira", exortou o membro do Bureau Político do partido que sustenta o Governo.

Em relação à nova Divisão Político-Administrativa, salientou que o partido entende a necessidade de conciliar o território e a população.  "Quanto mais o território for pequeno, fica mais fácil ser governado. Permite uma melhor aproximação dos governantes aos governados e dos governados aos governantes", frisou.

Preparação do IX Congresso

No quadro da agenda de trabalhos da sessão, realizada no Futungo II, constam os documentos elaborados pelo Secretariado Nacional para a preparação e realização do IX Congresso Ordinário da JMPLA.

Segundo o primeiro-secretário nacional da organização juvenil do "partido dos camaradas", o Bureau Político do Comité Central aprovou as bases gerais e a metodologia para a realização desta assembleia.

O Congresso vai fazer o balanço do Plano Programático do mandato que termina e eleger os órgãos e organismos singulares e colegiais aos vários níveis, bem como aprovar o Plano Programático do próximo mandato  da JMPLA. "Neste sentido, a unidade, a coesão interna, o respeito aos Estatutos e aos Regulamentos do funcionamento da organização e a metodologia para a preparação e realização do Processo Orgânico constituem o caminho seguro para o nosso Congresso e para o progresso juvenil e harmonioso da nossa JMPLA", referiu, destacando que o MPLA criou um novo Departamento para as Tecnologias de Informação e Comunicação.

A VI Reunião Ordinária do Comité Nacional, que encerra hoje, além da Proposta do Relatório Anual de Actividades de 2023, do Relatório de Contas referente ao mesmo ano, e a apreciação dos documentos preparatórios para o IX Congresso, está a analisar, também, a Proposta do Plano de Actividades referente ao ano de 2024 e a Proposta do Plano Anual da Comissão de Auditoria e Disciplina.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política