Política

MPLA pretende reduzir taxa de analfabetismo até 20 por cento

Venâncio Victor | Malanje

Jornalista

A secretária para a Política Social do Comité Central do MPLA, Maricel Capama, manifestou, terça-feira, preocupação face ao índice de analfabetismo que ainda se regista no país.

18/04/2024  Última atualização 10H34
© Fotografia por: DR

A dirigente, que falava na abertura de uma reunião que juntou membros do Comité Provincial de Malanje do MPLA, afirmou que para fazer face à situação e contribuir na materialização e redução da taxa de analfabetismo no país, o MPLA, no seu Programa de Governo 2022-2027, propõe-se a reduzir a taxa de analfabetismo até menos de 20 por cento.

 Maricel Capama esclareceu que a intenção fez com que o Departamento de Política Social, através do Secretariado do Bureau Político, aprovasse a Directiva sobre a campanha nacional de alfabetização de jovens e adultos, um instrumento valioso e que tem sido implementado.

"A nossa visita em Malanje serve de demonstração do compromisso em ouvir as necessidades das comunidades e agir de acordo com elas para em conjunto serem encontradas as soluções dos problemas das populações”, explicou, defendendo a necessidade de continuar a atenção aos desafios enfrentados por cada província, sublinhando que as políticas e programas devem reflectir a realidade local.

Maricel Capama referiu, ainda, ser notório a preocupação do líder do partido em relação à melhoria das condições de vida dos cidadãos, com a implementação de importantes programas, citando, como exemplos, o PIIM, Programa de Desenvolvimento Local e Combate à Pobreza, Programa de Transferências Sociais Monetárias, entre outros.

Os resultados destes projectos, disse, traduzem-se, hoje, no aumento dos principais serviços sociais básicos às populações, como o acesso dos cidadãos aos serviços de saúde, educação, redução do número de crianças fora do sistema de ensino, acesso aos serviços de distribuição e abastecimento de água e energia eléctrica.

Para o sucesso de toda a empreitada, referiu a responsável, é necessário que se constate o real alinhamento das acções orientadas pelo partido.

"A nossa responsabilidade como políticos é crucial e não apenas na formulação de promessas eleitorais como também, no desenvolvimento integral da população”, frisou.  A dirigente partidária referiu, ainda, que as discussões, na reunião, são de suma importância, porque estão directamente relacionadas com o cumprimento das políticas e metas estabelecidas no programa do MPLA e do Governo do MPLA, para o quinquénio 2022-2027, sufragado nas urnas aquando das Eleições Gerais de 2022.

Durante o encontro, foi apresentado o panorama do Departamento para a Política Social do Comité Provincial, bem como analisado os desafios e as oportunidades da província.

 Entretanto, o segundo secretário do Comité Provincial do MPLA em Malanje, Manuel Carvalho da Costa, apelou ao Departamento para Política Social do Comité Central, à realização de acções de advocacia, para a conclusão de vários projectos de impacto social em curso na província, entre os quais, as obras do PIIM e os 212apartamento do Bairro Carreira de Tiro.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política