Sociedade

Muangai já tem Internet e para breve ligações por telemóvel

Flávia Massua

Jornalista

A comuna de Muangai, 200 quilómetros da cidade do Luena, capital da província do Moxico, ganhou pela primeira vez os serviços de Internet e em breve, os de telefonia móvel.

05/04/2024  Última atualização 12H52
António Mascarenhas, atento, durante a conexão com Muangai © Fotografia por: Rafael Tati | Edições Novembro
O projecto, que faz parte do "Conecta Angola”, do Governo angolano e materializado por empresas públicas e privadas, foi, na última quarta-feira, inaugurado naquela  localidade.
Em relação ao serviço de telefonia móvel, os equipamentos (duas linhas fixas) chegam hoje a localidade do Muangai, que vão ser instalados na administração local.

O acto de lançamento oficial foi presidido pelo administrador executivo da Angola Telecom António Mascarenhas, em acto que decorreu à margem da Conferência Anual Espacial de África, também conhecida na sigla em inglês NewSpace Africa Conference.

Luanda acolhe a III edição, que foi aberta na terça-feira e encerra hoje (sexta-feira), no Centro de Convenções de Talatona (CCTA).

De acordo com o administrador da Angola Telecom António Mascarenhas, o "Conecta Angola” visa, entre outros benefícios, garantir a conectividade nas zonas remotas do país, onde "nunca houve serviços de comunicação nos domínios da Internet e telefonia”. O "Conecta Angola”, disse, já beneficiava, até antes do lançamento em Muangai, mais de 20 mil cidadãos em todo o país. A este número somam-se agora mais 10 mil, totalizando 30 mil usuários.

Até aqui, já têm implementados os serviços do "Conecta Angola” as comunas de Belo Horizonte, Canzar, Sombo-Sul, Jamba Cueia, Jamba Luiana, Diríco e Licua, no Cuando Cubango, além de localidades de províncias como Bié, Lunda-Norte e Lunda-Sul. "Todos estes benefícios tecnológicos, que aos poucos vão abrangendo todas as comunas onde o sistema de comunicação é difícil, acontece graças aos investimentos do satélite angolano – ANGOSAT 2”, disse.

Por cerca de três minutos, António Mascarenhas manteve uma conversa com o administrador comunal de Muangai, João Francisco Chinhama, que confirmou a qualidade do aparato tecnológico montado na comunidade, visando elevar cada vez mais a melhoria da qualidade de vida das populações.

A satisfação da população foi expressa por telefone, pelo administrador João Francisco Chinhama, que garantiu trabalhar junto das comunidades no sentido de apelar ao uso racional dos equipamentos, que vão permitir uma maior literacia e contacto com outras administrações públicas do Estado.

"Já não temos como nos sentir distantes das outras áreas, porque o ‘Conecta Angola’ reduziu os 200 quilómetros de distância com a sede”, disse o responsável comunal.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade