Sociedade

Mulher que luta para o bem-estar das pessoas vulneráveis

Samuel António | Luena

Jornalista

Adriana Cacuassa Bento é uma mulher com o coração cheio de caridade. Apesar das duras adversidades que o momento actual impõe tem se afirmado na promoção de acções caridosas para ajudar quem mais precisa. O seu carácter generoso tem sido o maior nutriente que a torna forte para superar os obstáculos com amor e dedicação.

21/03/2024  Última atualização 08H10
Adriana Cacuassa Bento © Fotografia por: Edições Novembro
Esta mulher de 57 anos, casada há mais de 30 anos, viveu a sua infância no meio de uma família bastante generosa e desde muito cedo aprendeu que a maior satisfação do indivíduo reside necessariamente na grandeza da sua generosidade.   

Adriana Cacuassa Bento, tem um percurso notável em acções de ajuda aos fiéis mais necessitados da Igreja de que  é membro. A empatia que tem com as pessoas vulneráveis é algo que vem do coração. "Não faço isso  olhando pelas recompensas, a minha maior preocupação reside no facto de proporcionar alguma alimentação básica a quem está com dificuldades”, esclarece.       

Todas as vezes que apoia alguém que está a passar por necessidades, afirma, a sua consciência fica tranquila e lembra-se da passagem bíblica que recomenda o amor ao próximo.    

A satisfação da vida, diz Adriana Cacuassa Bento, só tem maior expressão quando se estende a mão a quem necessita. "Ganhei uma empatia com pessoas vulneráveis e é neste foco que tenho vindo a trabalhar durante estes anos”.

Procurar minimizar as dificuldades do próximo e transmitir um sorriso de esperança tem sido uma das características mais notáveis que ocupa o coração desta mulher que não mede as dificuldades para apoiar o próximo.

Afirmou que a crise verificada nestes últimos anos não pode constituir motivo para negar um pão a quem mais necessita. O momento actual exige a cada um partilhar o pouco que tem com aqueles que não têm nada para sobreviver.

O seu foco principal tem sido doações de bens de primeira necessidade e valores monetários, sobretudo aos idosos. Além destas acções, todos os anos tem estado a incentivar outras mulheres a juntarem o pouco que têm para garantir o almoço de natal aos fiéis mais necessitados da sua Igreja local.

 "Ser crente é olhar acima de tudo pelos objectivos que Deus estabeleceu", disse a nossa interlocutora, que destacou o amor ao próximo como sendo o maior propósito de cada ser humano.

Adriana Cacuassa Bento afirmou que o cumprimento das sagradas escrituras só terá maior impacto quando forem colocadas em prática, acrescentando que a fé que não reflete este propósito é completamente falsa.

Lembrou que o momento actual é bastante difícil e torna-se cada vez mais crítico para aquelas pessoas que, por vários motivos, não têm ninguém que as possa ajudar. "Existem muitos cidadãos que passam por muitas dificuldades, esperando por alguma acção de caridade para suprir a sua necessidade”. 

É com esta forma de pensar que o princípio de resiliência tem chama viva no coração desta cidadã que, perante vários obstáculos, ainda brota o amor, coragem, alegria e o prazer de fazer o bem para o próximo.

 "Quando faço o bem para outras pessoas, sinto como se o estivesse a fazer comigo mesma, porque a empatia cria em mim uma sensação que me coloca na posição da pessoa sofredora”.  

A vida, referiu, coloca a cada indivíduo desafios com os quais "procuramos lidar com auto-domínio e ser capazes de superar as adversidades do momento actual”.

A mulher, que transformou o seu coração num lugar de acolhimento de pessoas mais vulneráveis, afirma que fazer parte de uma acção social é gratificante, pois, além de bens alimentares, a pessoa em dificuldades recebe também carinho e um afecto especial.

Sem olhar para as adversidades, Adriana Cacuassa afirmou que vai continuar a promover acções de género em prol das pessoas mais carentes, visando minimizar, sobretudo, o impacto da fome que ainda assola algumas famílias.

Apesar do custo de vida resultante da crise económica e financeira que o País atravessa, esta mulher continua a demonstrar as obras de misericórdia e empatia aos mais desfavorecidos.

Adriana Cacuassa Bento defendeu que ser mãe não significa apenas trazer alguém neste mundo, pois, além do afecto e acompanhamento, é preciso que ela tenha um coração de misericórdia e compaixão para com todas as pessoas ao seu redor.          

Os actos da senhora Adriana devem fazer jus ao seu nome "Cacuassa”, um termo em Cokwe, que significa em português "ajuda”. Várias pessoas com quem convive asseguram que o seu carácter generoso, sem dúvida, está relacionado ao nome que lhe foi atribuído.

As pessoas próximas afirmam que Adriana Cacuassa é uma pessoa de coração nobre, que sempre se mostrou disponível em ajudar aquele que estiver em dificuldades. "É um exemplo de generosidade, as suas acções inspiram outras mulheres a ter um sentimento de empatia e compaixão” para com as pessoas que precisam de apoio da sociedade.

Apesar de a natureza humana ser intrinsecamente egoísta, ainda existem pessoas que se preocupam com o bem-estar do próximo. Adriana Cacuassa Bento é um exemplo que devia ser seguido por outras mulheres.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade