Cultura

Museu Virtual do Sambizanga já tem uma página oficial

Maria Hengo

Jornalista

O Museu Virtual do Distrito Urbano do Sambizanga, em Luanda, ganhou vida com a criação de uma página online, enquanto aguarda pela criação do website. O acervo permitirá os cidadãos nacionais e estrangeiros conhecerem a história da zona, a partir de um clique.

06/03/2024  Última atualização 08H54
Imagem do espaço digital que acolherá histórias do destrito © Fotografia por: DR

Na página disponível no Facebook (Museu Virtual do Sambizanga), constam numa primeira fase, alguns conteúdos que retratam exclusivamente aspectos históricos do distrito, enquanto outros estudos estão a ser feitos em fase avançada, passando do físico para o digital.

Segundo o responsável da área da comunicação do distrito do Sambizanga, Gilberto Figueira, existem muitas histórias que precisam ser contadas, a título de exemplo, a residência onde viviam os pais do primeiro Presidente de Angola, António Agostinho Neto, que está no Sambizanga, no Bairro Operário, e pode ser vista no espaço digital. "Existem outras personagens que deram vida ao distrito, como o Baião, mas poderíamos mostrar a casa onde nasceu o fenómeno Nagrelha dos Lambas, temos muitos arquivos que serão partilhados”, disse.

Hoje, acrescentou, existem muitos turistas nacionais e estrangeiros interessados em conhecer o distrito, acrescentando que o museu será um chamariz para os alunos e pesquisadores que terão uma maneira simples e real de conhecer o Sambizanga. "Os especialistas continuam a trabalhar nas melhores soluções técnicas e de acessibilidade ao museu, para continuar a preservar a nossa identidade. Queremos o Sambizanga real aos olhos do mundo”, frisou.

O responsável do gabinete de comunicação adiantou que pretendem ter um público diversificado para disponibilizar sempre conteúdos que ajudem na compreensão de todas as franjas da sociedade.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura