Desporto

Natação: Selecção na última fase de preparação

Rosa Panzo

Jornalista

Exercícios de recuperação, técnicas livres, melhor estilo, velocidade aeróbia de manutenção e simulações com fatos dominam a última semana preparatória da Selecção Nacional absoluta de natação pura e águas abertas, visando a disputa do Campeonato Africano a decorrer de 30 do corrente mês a 5 de Maio na Piscina de Alvalade e na Ilha do Mussulo, em Luanda.

23/04/2024  Última atualização 08H05
Atletas intensificam trabalhos para o Africano de Luanda © Fotografia por: DR

A preparação pré-competitiva no ginásio é outro aspecto em que os nadadores estarão focados nesta semana de limar arestas. O seleccionador nacional, Ivan Matos, avançou ao Jornal de Angola que nesta fase a equipa técnica vai atarefar o grupo com oito treinos em água e três em terra.

"A preparação decorre sem sobressaltos e os nadadores estão a reagir muito bem. Nesta fase, faremos um total de oito treinos de água e três sessões no ginásio, porque entramos numa etapa de taper (baixar as cargas)", disse.

A selecção projecta a preparação pura na piscina do 1º de Agosto, ao passo que, quanto aos treinos de águas abertas, o grupo aprimora as técnicas na contra-costa da Ilha do Cabo. Os nadadores que militam no exterior, sob orientação dos técnicos locais, preparam as bagagens, com previsão de se juntarem ao grupo de trabalho no dia 28 do corrente.

Em representação da natação pura, preparam-se Salvador Gordo, Henrique Mascarenhas, Djamel Pires, Janel Tati, José Cochofel, Enzo Anjos, David Padre, Luyane Costa e Yano Elias. Ao passo que na classe feminina trabalham Lia Lima, Maria Freitas, N’Hara Fernandes, Carlota Silva, Rafaela Santo, Niryam Morais e Rhanya Santo.

Para a disciplina de águas abertas, projectam a prova continental Yano Elias, Luyane Costa, David Padre e Sebastião Vika, Rafaela Santo e Rhanya Santo.

A Federação Angolana de Natação (FAN) apresenta hoje, às 10 horas, em conferência de imprensa, os detalhes organizativos da 17.ª edição do Campeonato Africano.

O encontro com os jornalistas acontece na sala de reuniões do Instituto Sapiens. Com objectivo de abordar questões relacionadas com a organização do certame, número de países participantes, chegada das delegações, alojamento e outros assuntos inerentes à realização da prova continental.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Desporto