Mundo

Netanyahu confirma incursão em Rafah

O Primeiro-Ministro de Israel confirmou, no domingo, que as forças militares vão invadir a cidade de Rafah para acabar com "os batalhões que restam do Hamas".

12/02/2024  Última atualização 12H05
© Fotografia por: DR

Benjamin Netanyahu voltou a pedir à população que abandone a região e prometeu que vai garantir uma "passagem segura” para os civis antes do início da ofensiva. O Hamas, por sua vez, alertou que qualquer ofensiva terrestre israelita em Rafah vai "destruir” as negociações sobre a troca de reféns.

Numa entrevista à cadeia norte-americana ABC News, o Primeiro-Ministro israelita, Benjamin Netanyahu, confirmou que Israel está a preparar uma ofensiva terrestre à cidade de Rafah, no Sul de Gaza, onde centenas de milhares de palestinianos se refugiam.

"Vamos fazê-lo. Vamos acabar com os batalhões terroristas que restam em Rafah, que é o seu último bastião", afirmou o Primeiro-Ministro israelita durante a entrevista, que foi emitida este domingo na íntegra.

Netanyahu voltou a apelar à evacuação da região, garantindo que instruiu as Forças de Defesa de Israel a planearem a retirada de centenas de milhares de pessoas de Rafah antes desta invasão terrestre.

"Vamos fazê-lo, enquanto abrimos um caminho seguro à população para que saia", indicou o Primeiro-Ministro antes de assegurar que o Governo está a trabalhar num "plano detalhado".

"Parte do nosso esforço de guerra é impedir que os civis fiquem feridos. Parte do esforço e guerra do Hamas é que acabem assim", declarou.

A população de Rafah, localizada perto da fronteira egípcia, mais do que quintuplicou nas últimas semanas com a chegada de centenas de milhares de pessoas que fugiram da guerra. A cidade é o último refúgio de centenas de milhares de palestinianos deslocados à força na Faixa de Gaza. Por este motivo, vários governos e ONG internacionais avisam que os palestinianos já não têm para onde ir e que qualquer processo de saída será uma nova deslocalização forçada para qualquer lugar.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Mundo