Mundo

Niamei e Rabat reforçam a cooperação política

O Primeiro-Ministro do Níger, Mahamane Lamine Zeine, realizou, ontem, uma visita de dois dias ao Marrocos para reforçar a cooperação entre os dois países, tendo-se reunido com o homólogo marroquino, Aziz Ajanuch.

16/02/2024  Última atualização 07H25
Marrocos, e Níger © Fotografia por: DR
Segundo a agência noticiosa oficial marroquina MAP, o Primeiro-Ministro marroquino recebeu Zeine, que transmitiu ao rei Mohamed VI uma mensagem do Presidente do Estado nigerino, o general Abdurrahmane Tiani, que dirigiu o golpe de Estado de 26 de Julho.

Ajanuch recebeu Zeine "sob instruções" do monarca, segundo a nota da MAP. Zeine, que detém, igualmente, a pasta das Finanças no actual Governo de transição, deslocou-se a Rabat, a capital marroquina, para uma visita de "amizade e de trabalho" de dois dias ao país, só anunciada ontem. O Primeiro-Ministro nigerino estava acompanhado pelo ministro de Estado e da Defesa, general Salifou Mody, pelo ministro dos Negócios Estrangeiros, Bakary Yaou Sangaré, e por membros dos gabinetes dos dois ministros.

De acordo com uma nota da agência noticiosa nigerina (ANP), a visita da delegação tem por objectivo consolidar as relações de cooperação entre os países do Sahel e Marrocos, acrescentando que Zeine se encontrou em Rabat com membros da diáspora do país africano.

As relações diplomáticas entre Marrocos e o Níger têm vindo a reforçar-se nos últimos meses. Esta aproximação insere-se no contexto da iniciativa lançada em Novembro de 2023 pelo Rei Mohammed VI para favorecer o acesso dos países do Sahel ao Oceano Atlântico através das infra-estruturas do país do Magrebe.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Mundo