Mundo

Nigéria: Mais de 100 pessoas raptadas em dois ataques

Mais de 100 pessoas foram raptadas em dois ataques, no último fim-de-semana, no estado de Kaduna, na Nigéria, onde mais de 200 estudantes já tinham sido levados no início deste mês, informaram, segunda-feira, as autoridades locais.

19/03/2024  Última atualização 10H20
© Fotografia por: DR

Os atacantes raptaram 87 pessoas na localidade de Kajuru Station, no domingo à noite, disse o presidente do governo local, Ibrahim Gajere, enquanto uma fonte da ONU e um antigo responsável local adiantaram à agência de notícias France-Presse (AFP) que 16 pessoas tinham sido levadas pelos raptores numa aldeia vizinha, no sábado.

A estes novos raptos seguem-se ao de várias dezenas de pessoas na semana passada no mesmo distrito de Kajuru, bem como aos mais de 250 alunos de uma escola em Kuriga, a 150 quilómetros de Kajuru, no início deste mês.

"Foram buscar as pessoas às suas casas sob a mira de uma arma”, afirmou à AFP Ibrahim Gajere, referindo-se ao ataque de domingo à noite. Um residente, Harisu Dari, disse que grupos de assaltantes invadiram a aldeia e foram de porta em porta para raptar os residentes. Uma fonte da ONU e um antigo responsável local, ambos em declarações à AFP sob condição de anonimato, confirmaram este relato.

No sábado, 16 pessoas foram raptadas em Dogon Noma, a cerca de dez quilómetros de distância, segundo Harisu Dari, a fonte da ONU e o antigo funcionário local.

A polícia de Kaduna e o comissário de segurança do Estado não responderam aos repetidos pedidos de confirmação.

Na semana passada, homens armados raptaram dezenas de pessoas de outra aldeia no distrito de Kajuru.

Os bandos criminosos realizam frequentemente raptos em massa no Noroeste da Nigéria, visando escolas, aldeias e autoestradas, locais onde podem raptar rapidamente um grande número de pessoas para obterem um resgate. No início deste mês, homens armados raptaram mais de 250 alunos de uma escola na aldeia de Kuriga, a cerca de 150 quilómetros de distância, num dos maiores ataques deste tipo em anos.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Mundo