Mundo

Nigéria: Quatro polícias mortos no Sudoeste da Nigéria

Pelo menos seis pessoas, incluindo quatro polícias, foram mortas, na sexta-feira, por homens armados no estado de Ebonyi, no Sudeste da Nigéria, anunciou, domingo, a Polícia em comunicado citado pela Reuters.

11/03/2024  Última atualização 10H10
Situação de insegurança e raptos agrava-se em todo o país © Fotografia por: DR

O ataque ocorreu num controlo policial na estrada de Nwofe, nos arredores da cidade de Abakaliki, disse Joshua Ukandu, porta-voz da Polícia. Segundo o Joshua Ukandu, "as forças de segurança envolveram-se num violento duelo de armas com os bandidos" e "quatro dos agentes pagaram com a vida, enquanto dois civis foram apanhados no fogo cruzado e mortos".

Os assaltantes, que ainda estão em fuga, são suspeitos de serem membros do Movimento Popular Indígena do Biafra (IPOB), que defende a criação de um Estado separado para a etnia Igbo, juntamente com o seu braço armado, a Rede de Segurança Oriental. Os ataques no Sudeste do país são frequentemente atribuídos ao IPOB, que nega sistematicamente o seu envolvimento na violência. O separatismo é uma questão sensível na Nigéria, onde a declaração de independência da República do Biafra por oficiais do Exército Igbo, em 1967, desencadeou uma guerra civil de três anos na qual morreram mais de um milhão de pessoas, a maior parte de fome.

O Exército nigeriano anunciou, ontem, ter destruído várias instalações do IPOB e do seu braço armado, numa série de operações que resultaram na destruição do que é considerado o último grande reduto da organização. As operações, que deixaram "um grande número de mortos" entre as fileiras separatistas, decorreram de 11 de Fevereiro a 7 de Março em várias comunidades dos estados de Imo e Ananbra, segundo o porta-voz militar, general Hassan Taiwo-Dada.

Na sua página na rede social Facebook, o Exército afirma que pelo menos 50 tendas foram destruídas em ambas as regiões e que os combates intensos resultaram na "neutralização de muitos terroristas", utilizando um termo que descreve os mortos ou incapacitados.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Mundo