Mundo

Nigéria tem escolas vulneráveis a ataques em 14 estados

As escolas de 14 estados da Nigéria, além da capital, Abuja, estão vulneráveis a ataques, após os últimos raptos por grupos armados em escolas do país africano, afirmaram, segunda-feira, as autoridades, citadas pela Lusa.

12/03/2024  Última atualização 10H38
© Fotografia por: DR

Hajia Halima Iliya, coordenadora do programa estatal Funding Safe Schools na Nigéria, disse que estas actividades estão em curso em várias partes da Nigéria, embora tenha reconhecido que o programa de fortificação das escolas foi suspenso.

"Foram recolhidos dados sobre as escolas em risco em 14 estados, incluindo a capital, para intervenção”, disse, sublinhando que a agência tinha contactado as autoridades desses estados para que afectassem fundos ao projecto. O comandante do Ponto Focal Nacional para as Escolas Seguras, Hammed Abodunrin, detalhou que os estados afectados incluem Adamawa, Bauchi, Benue, Borno, Katsina, Kebbi, Plateau, Sokoto, Yobe e Zamfara, para além do território da capital federal e três estados não especificados.

Cerca de 465 estudantes, professores e mulheres foram raptados na semana passada, incluindo mais de 280 de uma escola em Kaduna e 15 de uma escola islâmica em Sokoto.

Além disso, 200 pessoas foram raptadas na semana passada num ataque de supostos membros do Boko Haram a um grupo de pessoas deslocadas em Borno (Nordeste), um número que foi elevado para mais de 400 pela Amnistia Internacional (AI).

O Nordeste da Nigéria é o epicentro das actividades do Boko Haram e da sua ramificação, o Estado Islâmico na África Ocidental (ISWA). Nos últimos meses, a insegurança alastrou a outras zonas do Norte e do Noroeste, alertando para uma eventual expansão destas redes terroristas e criminosas.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Mundo