Política

Novo ministro promete ouvir operadores

Yara Manuel |

Jornalista

O ministro do Turismo prometeu, quarta-feira, em Luanda, trabalhar num diagnóstico do sector, de modo a identificar as dificuldades e atrair a vinda de turistas ao país em grande escala.

04/04/2024  Última atualização 08H40
Filipe Zau entregou as pastas a Márcio Daniel © Fotografia por: DR
Márcio Daniel, que falava durante a cerimónia de troca  de pastas com o ministro da Cultura, Filipe Zau, manifestou-se disposto a cumprir, na íntegra, as orientações baixadas pelo Presidente da República, João Lourenço, durante a cerimónia de tomada de posse.

"Queremos realizar um diagnóstico ao sector, para perceber quais são os grandes constrangimentos que impedem a maximização e a vinda, em grande escala, de turistas para o nosso país e, também, o fomento do turismo interno”, disse o titular da pasta do Turismo, assegurando que a missão imediata vai se apresentar as soluções dos problemas já identificados.

Quanto à separação dos ministérios, Márcio Daniel esclareceu que os dois sectores estavam unidos entre Cultura, Turismo e Ambiente, e que, dada a especificidade de cada um, fez-se com que existisse a necessidade de uma autonomia entre os departamentos ministeriais.

O ministro do Turismo prometeu, também, trabalhar com os principais operadores do sector, nos vários domínios, desde hotéis, resorts, guias turísticos e agências.

Durante o acto, o ministro Filipe Zau admitiu que, os três sectores, apesar de autónomos, "complementam-se em alguns aspectos”, ressaltando o facto de o Turismo estar mais relacionado à área económica e a Cultura ao social.

"Nas suas similaridades, existe o turismo cultural e o turismo ambiental, e, quanto à operacionalidade das actividades, há um plano nacional para cada sector, que serão desenvolvidos e colocados em prática”, explicou.

Filipe Zau salientou, ainda, que o Ministério está a trabalhar na melhoria da qualidade do artista e na sua empregabilidade, tendo assegurado que haverá uma atenção maior aos museus, por serem lugares que os turistas desejam conhecer, para aprenderem mais sobre a identidade angolana.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política