Mundo

Número de mortos do incidente sobe para 54 no Sul das Filipinas

O número de mortos no deslizamento de terras que atingiu uma aldeia de garimpeiros no Sul das Filipinas subiu para 54, e pelo menos 63 pessoas continuam desaparecidas, informaram domingo as autoridades.

12/02/2024  Última atualização 13H19
© Fotografia por: DR

O deslizamento de terras atingiu a aldeia montanhosa de Masara, na província de Davao de Oro, na terça-feira à noite, após semanas de chuvas torrenciais.

O governo provincial de Davao de Oro afirmou, numa publicação na rede social Facebook, que tinham sido recuperados 54 corpos, enquanto 32 residentes foram retirados com ferimentos e 63 continuam desaparecidos.

Entre os desaparecidos estão garimpeiros que esperavam em dois autocarros para regressar a casa quando foram atingidos e soterrados pelo deslizamento de terras.

A operação de busca tem sido dificultada pelo mau tempo e pelo receio de ocorrerem novos deslizamentos de terras.

Mais de 1.100 famílias foram encaminhadas para centros de evacuação para a sua segurança, informaram as autoridades de resposta a catástrofes.

De recordar que o deslizamento de terras ocorreu às 19h30 locais de terça-feira, em consequência das fortes chuvas que afectaram a região.

Segundo a empresa Apex Mining, da qual fazem parte os trabalhadores afectados, o acidente aconteceu perto de uma exploração mineira e onde os autocarros aguardam pelos trabalhadores.

O Sul das Filipinas tem sido palco, desde 28 de Janeiro, de uma forte tempestade que já provocou deslizamentos de terras e inundações em várias zonas de Mindanao.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Mundo