Mundo

Nyusi apela aos jovens a regressarem a casa

O Chefe de Estado moçambicano, Filipe Nyusi, apelou ao regresso dos jovens recrutados por grupos extremistas que actuam na região Norte do país, garantindo que serão bem recebidos pelos membros das suas comunidades.

28/02/2024  Última atualização 12H24
Exército mantém o controlo da situação na região Norte © Fotografia por: DR
Filipe Nyusi abriu um diálogo directo, nos últimos dias, com os jovens e seus familiares, no âmbito da reconciliação promovida pelas autoridades de Cabo Delgado, para permitir o regresso dos "muitos” moçambicanos que foram "forçados a juntar-se” aos grupos insurgentes. "Notamos que houve a entrega de muitos jovens, principalmente, naquele período em que a situação estava muito difícil nesta região”, enfatizou.

 "Vamos esclarecer as forças de defesa e segurança, para prepararem as condições a fim de receberem os jovens, já que muitos podem regressar com armas”, disse o Presidente moçambicano. Além dos ataques insurgentes, Cabo Delgado debate-se com os efeitos das alterações climáticas, nomeadamente extremo calor e fortes chuvas, que cortaram estradas "cruciais” e deixaram várias povoações isoladas nas últimas semanas.

Um cenário que para o governador faz com que Cabo Delgado peça "mais uma vez a presença de todos aqueles” que "já apoiaram no passado a província”.

O governador de Cabo Delgado, Valige Tauabo, afirmou, ontem, à Lusa que os actos "macabros” que assolam o sul da província são protagonizados por "extremistas violentos”. Em causa, estão os vários ataques em diferentes aldeias de distritos, sobretudo em Chiùre.

O grupo extremista Estado Islâmico (EI) reivindicou, nas duas últimas semanas, ataques a casas, igrejas e a pequenos hospitais, acções que estão a crescer, após um período de acalmia durante o ano de 2023.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Mundo