Cultura

O Louco que habita em nós a perversão por detrás da aparência

Amilda Tibéria

“O Louco que habita em nós, a perversão por detrás da aparência” é a mais recente obra literária do escritor e psicólogo Catarino Luamba e saiu pela Editora Kilunji.

04/03/2024  Última atualização 08H00
Catarino Luamba explorou as emoções e preconceitos © Fotografia por: DR

O livro foi apresentado na tarde de sexta-feira, na Faculdade de Ciências Sóciais, em Luand. 

Segundo o autor, é a transformação dos considerados diferentes, os não normais, em seres tão humanos quanto os outros.

"As emoções como o ciúme, o controlo, a raiva, a culpa, a vergonha são comportamentos que, ainda que os reprimamos ou releguemos para uma esquina da nossa consciência”, estão sempre presentes, explicou o autor.

Catarino Luamba acrescentou os gestos ou aquele toque que não deveria ter existido, e que se calhar ninguém viu, pouco a pouco na leitura dos contos, percebemos que as histórias são também as nossas. 

A apresentação da obra esteve a cargo da professora Fátima Sampaio Fernandes. Na ocasião falou que o livro começa com uma conversa interessante sobre a loucura e os demónios que nos habitam. "Quem são, afinal, esses loucos e esses demónios?”, questiona Fátima Fernandes.

 A professora explicou que nesta obra o escritor viaja em torno de contos surpreendentes que abalam as ideias prévias, ilustram e humanizam transtornos. "Há contos onde os monstros estão bem identificados, mas são difíceis de entender, causam repugnância, queremos mesmo odiá-los, mas o narrador insiste em torná-los humanos, vulneráveis, até o exercício incomoda, angustia. Será possível ter pena de um monstro?”, volta a questionar Fátima Fernandes.

 Em outros contos, como "Casa assombrada”, os monstros não são tão fáceis de identificar, ou, pelo menos, não são mais óbvios quem são os fantasmas, as assombrações.

Temas como a dos seres hermafroditas também foram referenciados. "Pessoa que nasceu com dois sexos, percebemos que, afinal, aberrações são os pais e os médicos capazes de decidir, por eles, o sexo do bebé recém-nascido, o que enfurece”. O monstro não é quem urina na cama, os monstros somos nós, que nos rimos de quem o faz, acrescentou. 

"As aberrações talvez sejamos nós, os leitores, que julgamos tudo e todos com tanta rapidez e tantas certezas. Os loucos, afinal, somos nós”, disse Fátima Sampaio Fernandes ao finalizar a apresentação do livro.

Catarino Luamba é psicólogo e professor na Universidade Agostinho Neto-Faculdade de Ciências Sociais, nos cursos de graduação e pós-graduação. Doutorando em Ciências Sociais, na especialidade Psicologia Social, Catarino Luamba é ainda mestre em Psicologia do Trabalho e das Organizações, Pós-graduado em Gestão de Recursos Humanos e Pedagogia para o Ensino Superior, formador de Ética e Deontologia Profissional, Gestão de Conflitos e Responsabilidade Social Corporativa e Liderança Estratégica na Academia BAI e LIDERA Angola. É ainda fundador da revista angolana de Psicologia e da Plataforma de soluções em saúde mental, a fala da Mente, coordenador editorial na Kilunji Editora. É autor das obras "Ética e Deontologia no Exercício da Psicologia”, "Aforismos e Reflexões sobre a vida, morte, amor e ódio”.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura