Política

O último adeus a Geingob

Mazarino da Cunha em Windhoek

Os restos mortais do ex-Presidente da Namíbia, Hage Gottfriend Geingob, falecido no passado dia 4 de Fevereiro, vítima de doença, aos 82 anos, já repousam, desde domingo, no Memorial Heroes Acre, em Windhoek, 22 dias depois da sua morte.

26/02/2024  Última atualização 07H50
Namibianos prometem eternizar dimensão política, democrática, social, humanista e religiosa do ex-Presidente © Fotografia por: Dombéle Bernardo | Edições Novembro

A cerimónia fúnebre contou com a presença do novo Chefe de Estado namibiano e membros do Governo, da viúva, filhos, líderes dos países da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), com destaque para o Presidente da República, João Lourenço, também na condição de presidente em exercício da organização regional.

Nas exéquias marcaram ainda presença representantes de governos de países da África do Norte, Europa, Ásia, América do Norte e Latina, do Médio Oriente, bem como líderes religiosos e cidadãos vindos de várias partes do mundo, para dar o último adeus a Hage Gottfriend Geingob.

Ao intervir na cerimónia, o Presidente interino da Namíbia, Nangolo Mbumba, disse que Hage Gottfriend Geingob foi um valente combatente que contribuiu para a Independência, coesão dos povos e avanço socioeconómico que o país registou nos últimos anos.

Depois de muitos anos marcados por uma forte luta em prol da liberdade namibiana, frisou Nangolo Mbumba, hoje, Hage Gottfriend Geingob junta-se aos demais heróis nacionais que também se destacaram nas missões que ressaltam o orgulho nacional.

Ao dirigir-se à viúva, familiares e líderes da SADC, Nangolo Mbumba disse que Hage Gottfriend Geingob foi um homem corajoso, que assumiu de corpo e alma o compromisso de uma Namíbia unida e próspera, onde todos têm direitos e deveres.

De acordo com o Presidente interino da Namíbia, os feitos de Geingob, nomeadamente na dimensão política, democrática, social, humanista e até mesmo religiosa, devem ser preservados e transmitidos para as próximas gerações.

Segundo o Presidente Nangolo Mbumba, o Governo e o povo da Namíbia vão ter para sempre na memória os feitos deixados pelo "querido filho e irmão Hage Gottfriend Geingob”, que merece todas as homenagens.

O Memorial Heroes’ Acre, onde passam a repousar os restos mortais de Hage Geingob, realçou o Presidente interino namibiano, é um lugar de heróis e para os heróis que resistiram, corajosamente, ao colonialismo, desde 1884, culminando com a Independência total, em 1990.

Dentre os vários heróis com nomes no memorial, referiu Nangolo Mbumba, constam Mandume Ya Ndemufayo, IIpumbu Ya Tshilongo, Nehale Ya Mpingana, Jacob Marenga, Hendrik Witbooi, Hosea Kutoko, Kakurukaze Mungunda, dentre outros.

Ao terminar, Nangolo Mbumba disse que os heróis da Nação namibiana se juntam com um filho da terra, um ícone revolucionário, o combatente da liberdade, da justiça e da igualdade, que defendia a construção de uma só casa para todos, onde ninguém podia ficar de fora.

SWAPO sente o vazio da perda de Hage Geingob

A Vice-Presidente da República e do partido SWAPO, Netumbo Nandi-Ndaitwah, disse que a perda do Presidente Hage Geingob vai provocar um grande impacto emocional no seio do partido, na política, na sociedade e nos sectores econó- micos do país

Netumbo Nandi-Ndaitwah disse que o país perdeu um líder valioso e visionário, que edificava e impulsionava a democracia, a liberdade e a união dos povos, bem como a economia. Todos os filhos namibianos, nas cidades e aldeias, choram pelo desaparecimento de Hage Geingob, assinalou.

A Namíbia, frisou o Vice-Presidente da República e da SWAPO, vai sentir o vazio do carácter imparcial que o Presidente Hage Geingob cultivou na sociedade e Governo.

Bispo evangélico apela à promoção do bem comum

O bispo da Igreja Evangélica Luterana da Namíbia, Sageus Keib, convidado para dar bênção à alma de Hage Geingob, lembrou que as pessoas "vêm e vão e hoje a luta do filho querido da Namíbia a favor do bem comum chegou ao fim”.

Sageus Keib apelou aos namibianos e africanos a olharem para o bem-comum, olhando para a defesa e divulgação da paz, da justiça, da liberdade e da solidariedade para com os mais desfavorecidos, quer nas cidades como nas aldeias.

De acordo com o projecto da nação concebido pelo Presidente Hage Geingob, frisou o reverendo evangélico, a Namíbia é uma casa onde ninguém pode ficar fora dela. Apesar de ser um momento de tristeza, referiu o bispo evangélico, é necessário olhar a alegria deixada pelo "querido Hage Gottfriend Geingob”.

Hage Gottfriend Geingob foi Primeiro-Ministro da Namíbia por duas vezes, no período compreendido entre 1990 e 2002 e, depois, de 2012 até finais de 2015. Foi eleito como Presidente da República da Namíbia em Março de 2015 e reeleito em 2019.

O malogrado deixa viúva (Monica Geingos) e cinco filhos.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política