Política

OAA aposta na melhoria das condições dos filiados

O bastonário da Ordem dos Advogados de Angola (OAA), José Luís Domingos, afirmou quarta-feira, na cidade de Benguela, que vai apostar seriamente na formação e melhoria das condições de trabalho dos filiados.

01/02/2024  Última atualização 10H36
bastonário da Ordem dos Advogados de Angola (OAA), José Luís Domingos © Fotografia por: DR
Em declarações à Angop, à saída de um encontro de cortesia com o vice-governador provincial Adilson Gonçalves, José Domingos disse que solicitou das autoridades, no âmbito da gestão das infra-estruturas, que se encontre algum mecanismo para acomodação da OAA/Benguela com mais dignidade.

O bastonário considera que a OAA tem um longo caminho pela frente para repor a dignidade dos seus membros, daí apostar seriamente na sua formação, capacitação e disponibilização de infra-estruturas para a criação de uma academia provincial da classe.

Lamentou o facto da Ordem, em todo o país, estar com problemas estruturais e conjunturais, admitindo ter consciência que ultrapassar estes obstáculos requer tempo, trabalho, boa vontade e solidariedade institucional.

"Durante o nosso mandato, prometemos tornar a Ordem mais nacional, o que vai implicar visitas constantes aos conselhos provinciais e acompanhar o nível de execução das preocupações”, disse o jurista. Na ocasião, mostrou-se surpreso pelo nível de abertura do vice-governador, que se manifestou disponível para  colaborar com toda a sociedade e associações, o que deixa a OAA mais esperançosa, porque prevê uma parceria muito rentável e vantajosa para comunidade benguelense.

"Ficaram as preocupações que já temos reiterado sobre um conjunto de infra-estruturas que estão neste momento devolutas e em posse do Governo Provincial, que a OAA tem todo o interesse em encontrar um mecanismo jurídico para reestruturá-las e gerí-las”, disse.

Por outro lado, no âmbito da administração da justiça, José Luís Domingos manifestou preocupação com casos de prisões arbitrárias que ainda vão acontecendo.

Na sua óptica, são situações que podem ser ultrapassadas na base de um diálogo institucional franco.

"A OAA tem cconsciência de que quanto mais próximo estiver dos órgãos executivos, respeitando a independência de cada um, será mais fácil alcançar estes objectivos”, disse.

A visita do bastonário da OAA está inserida no fortalecimento da sua relação com o poder executivo.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política