Política

“Objectivo de relançar a cooperação foi atingido”

António Cruz | Praga

Jornalista

O ministro das Relações Exteriores, Téte António, considerou, quinta-feira, positivo, o balanço da visita do Presidente João Lourenço à República Checa.

23/02/2024  Última atualização 08H48
Ministro das Relações Exteriores, Téte António © Fotografia por: Edições Novembro
De acordo com o chefe da diplomacia angolana, o objectivo de relançar a relação de cooperação com a República Checa foi atingido, a julgar pelos conteúdos das conversações e pelas perspectivas do que isso vai produzir.

Téte António disse que durante a estada em Praga, o Presidente da República, João Lourenço, manteve encontros com o homólogo Checo, Petr Pavel, e esteve na Câmara de Deputados e do Senado e, ontem, efectuou visitas a várias instalações de tecnologia de ponta, tendo encerrado com o encontro com a comunidade angolana residente.

Relativamente ao Memorando sobre Consultas Políticas assinado pelas duas partes, Téte António explicou que era preciso um documento que abrisse a porta a outros sectores.

O ministro referiu, ainda, que a reconfiguração da República Checa em função da separação da Checoslováquia justifica a readaptação de todos os instrumentos assinados no passado.

"O Memorando de Entendimento sobre as Consultas Políticas abre essa porta”, disse, para em seguida anunciar que está na forja um projecto de acordo de negociação sobre as relações de cooperação económica e industrial e em negociação um outro sobre a facilitação de circulação entre os dois países, mediante a supressão de vistos nos passaportes diplomáticos e de serviço.

Téte António referiu que um dos domínios-chave em abordagem nos encontros realizados em Praga foi a saúde, área em que muitos angolanos residentes estão inseridos profissionalmente. Outras áreas foram a energia, os recursos minerais e a indústria.

"Vamos abraçar aqueles domínios que oferecem vantagem e se coadunam com a nossa própria estratégia nacional, para podermos tornar essa relação produtiva”, ressaltou. O ministro das Relações Exteriores referiu-se, igualmente, à facilitação dos mecanismos de cooperação referentes ao financiamento e à protecção recíproca de investimentos.

Para esse efeito, Téte António deu a conhecer que o Ministério das Finanças está a trabalhar no processo para a assinatura de um acordo de dupla tributação.

O ministro revelou, igualmente, que o ambiente de negócios criado não envolve apenas o Estado, abrange igualmente o sector privado, indicando a Câmara Industrial Angola-Checa como mecanismo alvo.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política