Política

Obras de impacto social sob fiscalização dos deputados

Kayila Silvina | Mbanza Kongo

Jornalista

Os deputados à Assembleia Nacional pelo círculo provincial eleitoral do Zaire começaram, terça-feira, visitas de constatação às obras e projectos socioeconómicos em curso nos municípios de Mbanza Kongo e Soyo, no âmbito das acções de fiscalização.

06/03/2024  Última atualização 08H04
Parlamentares constataram projectos em curso no Zaire © Fotografia por: Garcia Mayatoko| Edições Novembro

Os parlamentares, coordenados pelo deputado Pedro Francisco Tanda, antes das visitas que iniciaram no município de Mbanza Kongo, foram recebidos pelo governador em exercício da província do Zaire, Afonso Nzolameso, de quem ouviram explicações sobre a realidade socioeconómica da região, dos programas e dos projectos em curso.

A saída do encontro de cortesia, o deputado Pedro Francisco Tanda disse que a visita se enquadra no plano de actividades do núcleo local da Assembleia Nacional.

Durante os cinco dias de trabalho, o grupo vai abordar questões ligadas às perspectivas da província para 2024, bem como saber os pontos estruturantes, fiscalizar e discutir com as autoridades.

"Para o exercício económico deste ano (2024), ouvimos as informações sobre a conclusão de algumas obras, arranque de outras, tais como a construção de estradas e pontes”, disse Pedro Tanda.

Face aos projectos apresentados pelo governador em exercício, os deputados prometeram advogar junto do Governo Central, no âmbito das discussões dos orçamentos, na materialização, bem como para a disponibilização.

Pedro Tanda disse que o encontro serviu, igualmente, para compreender a realidade da província, as dificuldades existentes, os pontos fortes e fracos para impulsionar o Governo a satisfazer as necessidades das populações.

Segundo o deputado, foram esclarecidas algumas questões, nomeadamente, a viabilidade e a materialização de grandes projectos sociais na província, como as obras do Hospital Geral do Zaire, os transportes públicos, habitação, emprego, vias de acesso às localidades.

"A não conclusão dos projectos da construção do Hospital Geral do Zaire, se olhar para o cronómetro, é uma obra que já dura mais de 10 anos. Por isso, procuramos compreender junto do Governo Provincial do Zaire e fomos informados que a obra já tem 80 por cento dos equipamentos para o apetrechamento, com perspectiva de ser inaugurada em 2025. Esperamos que esta promessa seja cumprida”, disse Pedro Tanda.

Por seu turno, o governador em exercício da província do Zaire, Afonso Nzolamenso, explicou aos deputados os projectos de impacto social, inseridos no Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM), as acções de combate à fome e à pobreza, bem como as obras das vias urbanas em curso nos seis municípios.

Afonso Nzolameso informou que os espaços para a construção das centralidades dos municípios do Soyo e de Mbanza Kongo estão identificados, bem como para a construção do Instituto Superior Politécnico do Soyo. Resta, apenas, acrescentou, a mobilização de recursos financeiros para a implementação.

Reforçou que o Governo está acessível, sempre que for necessário, frisando que os deputados podem receber esclarecimentos sobre a prestação de contas, pois os dirigentes são apenas os gestores públicos: "O dinheiro pertence às populações”.

O governante pediu aos deputados, para fazerem diplomacia junto dos empresários naturais da província do Zaire, residentes no exterior do país, para investirem na região e contribuírem no desenvolvimento local.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política