Sociedade

Obras na rua Farol das Lagostas arrancam em Julho deste ano

António Cristóvão

Jornalista

As obras de melhoria da rua Farol das Lagostas, que passa pela antiga Fábrica de Bicicletas e Motociclos (Fabimor), comuna do Ngola Kiluanji, em Luanda, arrancam na segunda quinzena do mês de Julho, com um prazo de execução de 12 meses, garantiu, ontem, no Distrito Urbano do Neves Bendinha, o governador provincial.

10/05/2024  Última atualização 13H30
© Fotografia por: DR

Manuel Homem, que falava à imprensa durante uma visita de constatação técnica às obras de melhoria das ruas secundárias e terciárias nos distritos urbanos do Neves Bendinha, Rangel e Sambizanga, adiantou que a empreitada na rua Farol das Lagostas estará a cargo das empresas de construção civil Omatapalo e Mota Engil, mas não divulgou o custo da obra.

Na ocasião, o governador anunciou, igualmente, o alargamento da limpeza das valas de drenagem, valetas e esgotos de Luanda, para permitir o escoamento eficaz das águas pluviais. 

Antes, durante uma reunião nas instalações da Unidade Técnica de Gestão e Saneamento de Luanda, no bairro Calemba, as administrações municipais foram desafiadas a criarem as soluções para a drenagem das águas pluviais na época chuvosa nas respectivas localidades, com o objectivo de mitigar os efeitos das quedas de água.

O encontro, orientado por Manuel Homem, realizou-se no âmbito do plano integrado de mitigação dos efeitos das chuvas. Na reunião, saltou à vista a ausência do administrador municipal de Cacuaco, Auzílio Jacob.

Iniciado a 2 de Fevereiro do ano passado, o programa para a melhoria das vias secundárias e terciárias da província arrancou no ano passado e encerra a 2 de Setembro de 2025, sendo que as obras, também a cargo da Omatapalo e Mota Engil, estão orçadas em 250,8 milhões de dólares.

Lino Amezaga aberta ao trânsito automóvel

A rua Lino Amezaga, no Distrito Urbano do Rangel, foi aberta, ontem, ao trânsito automóvel, após obras e a visita do governador provincial.

Além daquela via, Manuel Homem passou, também, pelas ruas Henrique Gago da Graça, na Terra Nova, e na Garcia Neto, no São Paulo, ambas em obras, no âmbito do programa do GPL de melhoria das vias secundárias e terciárias.

O governador de Luanda cumpre, hoje à tarde, uma nova visita à ponte do Malweca, que liga os municípios do Cazenga e Cacuaco, com o propósito de constatar o seguimento da empreitada.

No dia 25 de Abril, o governador havia anunciado à imprensa a conclusão da obra no final do mês em curso. A empreitada está inserida no Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM). 

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade