Mundo

Oficiais da SADC visitam os Kivus

Oficiais superiores do Exército do Bloco Regional da África Austral visitaram, no fim de semana, o Leste da República Democrática do Congo (RDC), no meio de combates contínuos entre as tropas governamentais e os rebeldes do M23.

05/03/2024  Última atualização 09H20
General Ekenge diz que os oficiais inspeccionaram as posições © Fotografia por: DR

Os chefes do Estado-Maior de Defesa dos países da SADC realizaram uma reunião de alto nível na cidade de Goma, capital da província de Kivu do Norte, em situação de guerra. "Tratava-se de avaliar o progresso das operações no terreno e de aperfeiçoar estratégias para as fortalecer”, disse o porta-voz do exército congolês, general Sylvain Ekenge, citado pela AFP Ele, acrescentando que a visita dos chefes de gabinete foi "um forte sinal do compromisso e determinação da SADC e do Burundi ao lado da RDC”.

Foi a primeira reunião de coordenação desde o envio de tropas da SADC para Kivu do Norte e ocorreu dois dias depois de veículos blindados da organização terem sido atingidos durante um ataque do M23. Na sexta-feira, enquanto os generais visitavam a cidade estratégica de Saké, os rebeldes lançaram cinco bombas, matando e ferindo várias pessoas.

O M23, com alegadas ligações ao Ruanda, lançou uma ofensiva em 2021 e desde então capturou grandes áreas da província do Kivu do Norte, forçando as pessoas a fugirem das suas casas. As organizações humanitárias temem uma nova crise na região, uma vez que o seu avanço ameaça isolar a cidade de Goma e deixar milhões de pessoas a lutar por alimentos e ajuda médica. A parte oriental da RDC tem sido assolada pela violência de grupos armados locais e estrangeiros há quase 30 anos.  

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Mundo