Mundo

OIM alerta para 15 mil deslocados no Haiti devido à violência

A Organização Internacional para as Migrações (OIM) alertou que pelo menos 15 mil pessoas foram deslocadas pela violência no Haiti, na última semana.

13/03/2024  Última atualização 08H50
Deslocadas pela violência no Haiti © Fotografia por: DR
A agência das Nações Unidas disse, na segunda-feira, que este número eleva para 362 mil o total de haitianos que se viram forçados a abandonar as casas devido à crise em todo o país, mais de 160 mil dos quais na capital, Port-au-Prince.

Num comunicado, a OIM declarou-se "profundamente preocupada com a erupção da violência desde finais de Fevereiro", com uma crise a agravar a já grave situação que se vivia no país. Das 15 mil pessoas deslocadas na última semana, a maioria já anteriormente tinha tido de fugir de casa, com dez postos de acolhimento a terem de ser desocupados devido ao surto de violência, somando mais traumas às famílias deslocadas, referiu a organização, sublinhando que estas precisam de água, alimentos, cuidados médicos, instalações de higiene e apoio psicológico.

"Os haitianos não conseguem viver uma vida digna. Vivem com medo e a cada dia, a cada hora que esta situação se prolonga, o trauma agrava-se", concluiu o director da OIM para o Haiti, Philippe Branchat.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Mundo