Mundo

Olavo Correia reitera boa gestão orçamental

O vice-Primeiro-Ministro e ministro das Finanças, Olavo Correia, reiterou segunda-feira o bom desempenho de Cabo Verde na gestão orçamental e das finanças do Estado, frisando ser fundamental continuar o processo de dinâmica e desenvolvimento económico.

14/02/2024  Última atualização 14H35
Governante diz que Cabo Verde cumpre as metas orçamentais © Fotografia por: DR

O governante que falava em sede da reunião da Comissão Especializada das Finanças e Orçamento (CEFO) sobre a Conta Geral do Estado de 2021, disse que com a pandemia da Covid-19, 2021 foi um ano de recuperação da actividade económica e o início da trajectória de consolidação orçamental.

Segundo Olavo Correia, citado pela Inforpress , ao nível da arrecadação de receitas, o documento demonstra a evolução positiva do País com o aumento de cerca de 56% em sete anos, passando de 30 milhões de contos em 2016 para 50 milhões de contos em 2023. No capítulo da dívida fiscal, houve uma redução da cobrança da dívida de grande parte das empresas públicas adiantando que se está a trabalhar para a estruturação de um quadro clarificador na matéria.

A boa performance foi constatada também nas despesas do Estado com a diminuição substancial em consonância com o Produto Interno Bruto (PIB), não obstante, frisou Olavo Correia, o aumento para evitar o colapso económico e financeiro provocado pela pandemia durante o ano de 2020.

Quanto à segurança social, garantiu que houve igualmente uma redução, destacando a implementação de um sistema de gestão e segmento do Estado como um instrumento importante para garantir a transparência e boa governança política. Segundo o vice-primeiro-ministro, o País está perto de concluir 100 por cento (%) da bancarização do Estado, sublinhando que falta apenas uma única entidade para ultimar os procedimentos legais.

Disse que devido ao não cumprimento regular dos processos de prestação de contas de algumas embaixadas e consulados, o tribunal já emitiu uma notificação assegurando que "ainda este ano” estará regularizado.

"Estamos a analisar as contas de 2021, o Tribunal vai emitir ainda no primeiro trimestre as contas de 2022 e, portanto, podemos dizer que estamos em dia com as contas do Estado. A reforma do SIGOV começou antes de nós, estamos a melhorar este instrumento e a fazer o upgrade” avançou, defendendo ser fundamental que o País continue as reformas nas Finanças Públicas. Olavo Correia disse que o resultado atinge o nível de excelência.

 

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Mundo