Política

OMA reforça a luta contra o analfabetismo

Elautério Silipuleni | Ondjiva

Jornalista

A mobilização e o incentivo à formação académica e profissional das mulheres no município do Cuanhama, Cunene, representa uma aposta da Organização da Mulher Angolana (OMA), tendo em vista os desafios do futuro e a ascensão de categorias, reiterou, ontem, em Ondjiva, a secretária municipal da organização.

09/02/2024  Última atualização 10H32
Ermelinda Alfredo, secretária municipal da OMA no Cunene © Fotografia por: DR
Ermelinda Alfredo, que  falava durante a VII Reunião Ordinária da OMA, afirmou que a organização definiu como aposta, no presente ano, a criação de novas salas de aula de alfabetização para mulheres.

O foco da organização, disse, é elevar o número de salas de aula em todas as comunas do município, para a integração de mais mulheres no sistema de ensino e aprendizagem.

Ermelinda Alfredo revelou que, actualmente, o Cuanhama dispõe de sete salas construídas com materiais locais, que permitiram enquadrar 140 mulheres no sistema de ensino, garantindo o exercício da cidadania e o conhecimento sobre os seus direitos e deveres.

"A leitura e a escrita proporcionam uma acção integradora da pessoa, sendo que essas habilidades enriquecem os seus conhecimentos e melhoram as suas competências técnicas e profissionais”, sublinhou.

A secretária municipal da OMA pediu, ainda, o envolvimento dos membros na mobilização das mulheres a integrarem as fileiras da organização feminina do MPLA,  no sentido de participarem no desenvolvimento social e económico do país, bem como na preservação da paz e da Independência.

Ermelinda Alfredo referiu que a educação das mulheres de vários estratos sociais e a promoção de valores morais e o combate à violência doméstica devem ser desafios das comunidades, para que esta franja mais afectada se sinta melhor protegida na sociedade.

A VII reunião ordinária, informou, realiza-se na expectativa de as militantes da OMA continuarem a trabalhar unidas, para vencerem os desafios do presente e do futuro.

Durante a reunião, foram abordados assuntos relacionados com o processo orgânico da realização das Assembleias de Balanço e Renovação de Mandatos nas estruturas de base, bem como as actividades desenvolvidas durante o ano transacto e as perspectivas para este ano.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política