Política

ONG promove formação sobre processo autárquico

António Gaspar |

Jornalista

A Organização Não-governamental (ONG) Democracy Works Foundation (DWF), com sede na África do Sul e representações em outros países do continente africano, promoveu, sábado, em Luanda, formação de capacitação sobre educação cívica para as autarquias locais.

25/03/2024  Última atualização 08H45
© Fotografia por: DR

O director da organização, Augusto Santana, que falava à margem do seminário, que contou com a participação de membros da sociedade civil, académicos e deputados dos partidos políticos à Assembleia Nacional, referiu que se trata de uma formação que visa esclarecer os cidadãos sobre o que foi feito até ao momento e o que deve ser feito para a implementação das autarquias locais em Angola.

"Queremos ter uma sociedade civil com maior informação possível, com mais conhecimentos, tanto sobre questões de governação local, como nos assuntos ligados à democracia. Portanto, de forma geral, queremos capacitar as pessoas em relação a este sistema de governação que o país poderá ter”, disse Augusto Santana, certo de que a capacitação tem ajudado os cidadãos a compreenderem acerca do que representa o poder local.

"Estes grupos, de certa forma, vão replicar o nosso conhecimento para diferentes comunidades a nível do país. Portanto, isso nos deixa regozijados”, alegrou-se.

Augusto Santana fez saber ainda que o seminário faz parte dos momentos de reflexão que a organização tem implementado durante anos, em diversos países, como, por exemplo, na África do Sul, Botswana e Zimbabwe.

"Reunimo-nos e também discutimos com os diferentes parceiros, nomeadamente partidos políticos, sociedade civil, meios de comunicação social e autoridades tradicionais dos países africanos em que estamos representados”, sublinhou.

Em relação a isso, o responsável explicou que o objectivo da Democracy Works Foundation é sempre ouvir os diferentes parceiros, uma vez que, segundo ele, são, na essência, uma organização de formação e capacitação técnica no domínio autárquico em África.

"Fazemos o nosso workshop com base no pensamento dos cidadãos, das autoridades ou dos parceiros. As nossas formações são baseadas especificamente em manuais e projectos”, atirou.

O director da instituição em Angola lembrou da aprovação da última Lei que se encontra no Parlamento há já algum tempo, salientando que, por este facto, têm estado a ouvir "outras vozes” para analisar os meandros do processo.

Na ocasião, Augusto Santana explicou que as próximas formações terão lugar na província do Huambo, em que, segundo o mesmo, contará com a participação de cidadãos do Bié, Benguela e Moxico.

A DWF Angola   é uma instituição internacional que funciona em vários países da SADC, onde já se realizam eleições locais e com base nessa experiência estão, desde 2020, a conceber um programa de educação cívica que visa fortalecer a cultura política dos partidos políticos e da sociedade em geral, apoiando a participação significativa de mulheres e jovens na liderança dos partidos para melhorar as dinâmicas internas já existentes nos seus estatutos e tornarem-se mais fortes.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política