Mundo

ONU considera crise da RDC uma das mais negligenciadas do mundo

JA Online

As Nações Unidas alertaram que a situação humanitária na agitada região oriental da República Democrática do Congo (RDC) piorou, inclusive com a violência baseada no género.

21/02/2024  Última atualização 20H00
© Fotografia por: DR

O Coordenador Residente e Humanitário Bruno Lemarquis da Missão de Estabilização da ONU (MONUSCO), na RDC, fez este alerta na terça-feira, durante uma videoconferência, de acordo com a Africanews.

"A crise na RDC é uma das mais graves, complexas, prolongadas e negligenciadas do mundo”, disse Bruno Lemarquis.

 O coordenador acrescentou que "o ressurgimento da hostilidade no leste da RDC, especialmente no Kivu do Norte, é profundamente preocupante, e os confrontos violentos entre o grupo denominado M23 e as forças armadas congolesas, FARDC na sigla, intensificaram-se, levando a graves consequências humanitárias e deslocamentos".

Segundo o ACNUR, a última novidade surge num momento em que as Nações Unidas planeiam retirar as forças de manutenção da paz da região até ao final do ano. Mais de 25 milhões de pessoas necessitam urgentemente de ajuda humanitária para sobreviver e mais de sete milhões de deslocados foram deslocados pelo conflito.

"O país também é actualmente afectado por cheias muito graves que afectam 2 milhões de pessoas e muitas províncias em todo o país, com o rio Congo no seu nível mais alto desde 1961”, disse Bruno Lemarquis.

O Leste do Congo tem sido assolado por conflitos há anos, com o M23 entre mais de 100 grupos armados que disputam uma posição segura na área rica em minerais perto da fronteira com o Rwanda. 

Analistas dizem que um novo desastre poderia passar despercebido por causa da atenção dada à guerra em Gaza e à invasão da Ucrânia pela Rússia, refere a Africanews.

 

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Mundo