Política

ONU encoraja sector privado a unir forças em prol do país

Elizandra Major

Jornalista

A coordenadora residente do Sistema das Nações Unidas (ONU) em Angola, Zahira Virani, apelou ao sector privado a unir forças com aquela organização mundial para a transformação de Angola num centro de desenvolvimento sustentável.

14/03/2024  Última atualização 07H20
Coordenadora do Sistema das Nações Unidas (ONU) em Angola, Zahira Virani © Fotografia por: Armando Costa| Edições de Novembro
Zahira Virani, que falava durante o workshop sobre "O papel do sector privado na concretização dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), realizado terça-feira, referiu que "juntos temos a oportunidade de impulsionar o crescimento económico inclusivo e sustentável, defender a sustentabilidade ambiental e garantir que todos os angolanos possam participar e se beneficiar da jornada da nação em direcção à realização da Agenda 2030”.

"O nosso foco nos pilares da Pessoa, Paz, Prosperidade e Planeta, apoiado por parcerias estratégicas, visa não apenas enfrentar os desafios imediatos, mas estabelecer as bases para uma prosperidade duradoura e bem-estar social”, salientou a coordenadora residente da ONU.

A diplomata destacou que a actividade simboliza o compromisso em alcançar os ODS, através de parcerias inovadoras, particularmente no sector privado, "cujo papel é indispensável na construção de um futuro sustentável, equitativo e inclusivo para Angola”.

Zahira Virani disse, igualmente, que a agilidade, inovação e capacidade de investimento do sector privado são crucias para impulsionar o Desenvolvimento Sustentável.

As parcerias entre o sector privado e a ONU, esclareceu, são instrumentais e permitem avançar com os desafios apresentados pela Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, pelo acordo de Paris sobre Mudanças Climáticas, bem como a Agenda 2063 da União Africana.

O director para África do Pacto Global da ONU, Hervé Baião, revelou que existe uma forte ligação entre o quadro de cooperação e o papel do sector privado, tendo referido que é fundamental que o mesmo promova iniciativas para gerar mais emprego aos cidadãos.

"O sector privado traz a inovação, traz conhecimento, traz investimentos, para além das questões de responsabilidade social”, disse.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política