Política

ONU reconhece esforços do país na protecção da vida selvagem

Elizandra Major

Jornalista

A coordenadora do sistema da Organização das Nações Unidas (ONU) em Angola, Zahira Virani, afirmou, terça-feira, em Luanda, que Angola está alinhada e comprometida com os consistentes esforços no combate ao branqueamento de capitais e na protecção da natureza e da vida selvagem.

06/03/2024  Última atualização 06H17
© Fotografia por: Arsénio Bravo| Edições Novembro

Zahira Virani, que falava durante a abertura do workshop sobre os "Fluxos Financeiros ilícitos relacionados com os crimes da vida selvagem”, disse que a actividade enquadra-se no reforço da cooperação Sul-Sul contra o crime organizado, estabelecido nos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030.

"A realização desta actividade mostra, claramente, que é um sinal de compromisso de Angola em combater este flagelo. Durante a abertura do Ano Judicial 2024 o Presidente João Lourenço apelou aos órgãos de Justiça que fossem firmes e intolerantes no combate aos crimes ambientais”, destacou.

De acordo, ainda, com Zahira Virani, a transformação do mundo, através da Agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável, centra-se numa visão de cooperação entre as instituições governamentais e a sociedade civil.

 
Diversidade biológica

O secretário de Estado do Ambiente, Yuri Walter de Sousa, revelou, na ocasião, que Angola possui uma rica diversidade biológica, com indicadores que colocam o país como um dos mais importantes do continente africano.

O governante admitiu, igualmente, que a diversidade está sob constante ameaça, devido aos crimes contra a vida selvagem, que representam uma perda irreparável da biodiversidade e impactam, também, negativamente, nas comunidades locais e na economia do país.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política