Política

Oportunidades de investimento abordadas no Fórum de Negócios

Geraldo Quiala | Pequim

Jornalista

Uma reunião preparatória do Fórum de Negócios Angola-China decorreu, quarta-feira, em Pequim, inserida na visita de Estado do Presidente da República, João Lourenço, ao “gigante” asiático, no quadro do reforço da cooperação entre os dois países.

15/03/2024  Última atualização 11H16
Arlindo Rangel disse que Angola presta atenção à segurança alimentar © Fotografia por: Edições Novembro
As delegações das partes avaliaram as oportunidades de investimento em diversos sectores, entre os quais a Agricultura, em que os empresários acreditam ser uma alavanca fundamental se forem dedicadas grandes apostas.

Aguarda-se, por isso, pelo ponto mais alto aos homens de negócios, virados para a Agricultura, quando for assinado o protocolo, nesta área, pelos dois Governos.

A este propósito, Arlindo Rangel, presidente do Conselho de Administração da Agência de Investimento Privado e Promoção das Exportações (AIPEX) considerou, após a reunião, necessária a viragem e dizer ao mundo, sobretudo à China, que Angola dá muita atenção à segurança alimentar.

Construção civil

A par da Agricultura, Comércio e Hotelaria, a China tem uma forte presença de empresários em Angola que actuam no sector da Construção Civil. Desde 2010, a China participa na construção e na reconstrução de infra-estruturas, como estradas, pontes, centrais hidroeléctricas, hospitais, escolas e edifícios habitacionais.

Em relação ao volume das exportações e das importações, de Janeiro a Outubro de 2023, a exportação de Angola para a China foi de 19,79 mil milhões de dólares, incluindo petróleo (19,66 mil milhões), pedras preciosas (62,57 milhões), produtos de alumínio (20,64 milhões), minério de areia (20,26 milhões) e cobre (20,24 milhões).
Quanto às importações da China, estas fixaram-se em 3,32 mil milhões de dólares.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política