Sociedade

Ordem dos Engenheiros divulga calendário eleitoral

António Cristóvão

Jornalista

A Ordem dos Engenheiros de Angola (OEA) divulgou, domingo, o calendário eleitoral para o sufrágio do bastonário da instituição, agendado para 27 de Abril, às 9h00, nas seis regiões do país, revelou, ontem, o responsável da organização.

05/02/2024  Última atualização 09H00
Paulino Neto anunciou a constituição das mesas das assembleias de voto a partir de hoje © Fotografia por: DR

Paulino Neto anunciou que a constituição das mesas das Assembleias Regionais e Provinciais de voto começa  hoje e fica concluída no dia 15 deste mês. De acordo com o actual bastonário e engenheiro de Minas, durante este período vão ser formadas, também, as comissões de fiscalização nas delegações provinciais e regionais.

De acordo com o calendário eleitoral, entre 20 e 26 deste mês está marcada a convocação das assembleias eleitorais, com a afixação das chamadas na sede da OEA, nas delegações regionais e provinciais, assim como a afixação dos cadernos eleitorais.

A recepção da documentação e o tratamento de reclamações dos candidatos para o cargo de bastonário, está agendado entre 27 deste mês e 8 de Março, informou Paulino Neto. De 28 deste mês a 12 de Março vai ser feita a apresentação dos processos de candidaturas. A divulgação das listas de candidaturas e o início da campanha vão decorrer  entre 18 e 23 de Março.

O sufrágio dos corpos sociais da OEA foi anunciado na semana passada, na sede da organização, em Luanda. A Comissão Eleitoral é presidida por Maria Campos Flora, tendo como secretário Joelson de Matos e os vogais Lara Dacayessunga, Raul Baptista Pacheco, António Chianga e Adolosi Mango.

 
O processo

O novo bastonário da Ordem dos Engenheiros de Angola (OEA) toma posse no próximo dia 14 de Maio, em Luanda, após a eleição agendada para dia 27 de Abril, das 9h00 às 20h00, em todas as delegações regionais, provinciais e sede nacional da organização.

A informação foi avançada, ontem, pelo actual bastonário da OEA, Paulino Neto, para anunciar que o vencedor do sufrágio de 27 de Abril inicia a função no dia 1 de Janeiro de 2025, referente ao mandato 2025/2028.

Apesar do sufrágio ser realizado agora, esclareceu, os estatutos ditam que o exercício do mandato do próximo bastonário só começa em Janeiro de 2025. Além do sufrágio do cargo de bastonário e de dois vice-presidentes dos Conselhos, os engenheiros vão, também, eleger o presidente, vice-presidente e o secretário da Mesa da Assembleia-Geral. No mesmo processo será eleito, ainda, o presidente do Conselho Fiscal e dois vogais.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade