Cultura

Orquestra Camunga garante formação artística a jovens

Alice André

Uma escola de artes, que vai garantir a formação de vários jovens e crianças, sobretudo os mais carenciados, foi inaugurada, ontem, na Orquestra Sinfónica Camunga no distrito urbano da Samba, pelo vice- governador para o Sector Político e Social de Luanda, Manuel Gonçalves.

03/02/2024  Última atualização 12H35
Integrantes da Orquestra Sinfónica fizeram uma demonstração do que aprenderam © Fotografia por: fotos de Luís Damião | edições novembro

O maestro Camunga, director da escola, explicou que o nome Camunga foi dado por significar uma pequena coisa que nasce, cresce e depois brilha. "A escola identifica-se com isso, por ser um projecto que nasceu pequeno, cresceu e que agora está a brilhar”, avançou.

O responsável acrescentou que a escola, actualmente, conta com dez salas de aula e 2065 alunos, sendo que as aulas serão ministradas nos períodos da manhã e da tarde.

De acordo com o professor, a orquestra existe há 12 anos e depois de vários esforços conseguiu concretizar o sonho de abrir uma escola de artes. "Muitas  crianças que aqui começaram, hoje são os professores”, disse.

Maestro Camunga explicou que a orquestra já livrou várias crianças do mau caminho, como da criminalidade e das drogas. "Temos um menino cego que toca piano, a Escola de Artes está a ajudar muito, é disso que os jovens precisam, de instituições que lhes ajudam a desenvolver as suas habilidades”, declarou.

Luísa Pedreira, administradora do distrito urbano da Samba, disse, ao Jornal de Angola, que a inauguração da Escola de Artes foi uma boa iniciativa da Orquestra Camunga.

"Estamos satisfeitos, é uma mais-valia para a sociedade. Há muita criança virada para o lado da delinquência, pois existem muitos pais que abandonam os filhos, por isso é necessário que existam espaços sociais e culturais que possam ajudar na formação desses meninos”, disse, acrescentando, que o maestro Camunga tem feito um bom trabalho para o desenvolvimento da cultura nacional.

Ágata Russell, madrinha do projecto, afirmou que a orquestra tem um impacto positivo na vida e na escolaridade das crianças e dos jovens. "As famílias sentiram logo uma diferença de comportamento, começaram a perceber que os meninos passaram a ter mais responsabilidades com a escola”.

Por seu turno, José Luzia, aluno da orquestra, sublinhou que considera a escola como uma casa. "Desde que me juntei a este grupo sinto que encontrei uma segunda família, porque aqui é o meu lugar de conforto. Estou bastante satisfeito com esta inauguração, porque no lugar onde estudávamos antigamente as nossas aulas eram ao ar livre e sem muitas condições, mas, actualmente, vamos poder ter salas climatizadas e com todos os instrumentos”, disse.

Outro aluno da instituição, Adriano Adão manifestou a sua felicidade pela inauguração da escola, porque antigamente a instituição enfrentava muitas dificuldades e "hoje já vamos ter uma sala para aprender a tocar bateria, então vou ocupar a mente a aprender a tocar mais instrumentos musicais”.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura