Mundo

OTAN acusada de lançar escalada militar mundial

A China acompanha com grande preocupação os ajustamentos estratégicos e os objectivos de expansão da OTAN que estão a se tornarmais evidentes, segundo o jornal oficial do Partido Comunista Chinês que acusou, ontem, a aliança de querer transformar a guerra na Ucrânia num conflito à escala mundial.

06/02/2024  Última atualização 09H50
Stoltenberg diz que a Rússia é ameaça e a China um desafio © Fotografia por: DR

Em editorial, o Global Times observou uma "preparação da opinião pública para transformar o conflito entre a Rússia e a Ucrânia numa guerra mundial”, após a OTAN classificar a China como "adversário potencial”.

Em causa estão as mais recentes afirmações do secretário-geral da OTAN, Jens Stoltenberg, a posicionar a China como um "desafio”, durante uma visita aos Estados Unidos da América. "Parece que o líder da maior organização militar do mundo já não restringe a definição do conflito Rússia - Ucrânia à Europa, mas vê-o como indicativo de um conflito geopolítico global”, observou o Global Times.

"Em consequência, [Stoltenberg] procura legitimar a expansão global da OTAN”, acrescentou. O jornal oficial do Partido Comunista da China apontou ainda que "a expansão é a necessidade interna da aliança, enquanto a guerra é a sua necessidade externa”.

"Sem guerra, esta organização militar perderia a sua razão de ser. A OTAN tem de ter um objectivo claro. Se não tiver, tem de o criar”, escreve o jornal.

No seu novo conceito estratégico, a OTAN classificou a Rússia como uma "ameaça” e a China como um "desafio sistémico” aos seus "interesses, segurança e valores”. "A China está a aumentar substancialmente a sua capacidade militar, incluindo armamento nuclear, e a intimidar os países vizinhos e a ameaçar Taiwan”, destacaram os aliados.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Mundo