Sociedade

Padre Vicente Sanombo é o novo bispo do Cuito

O padre Vicente Sanombo, da Arquidiocese do Huambo, foi nomeado, quinta-feira, pelo Papa Francisco, novo bispo da Diocese do Cuito, em substituição de Dom José Nambi, falecido em Outubro de 2023, por doença.

29/03/2024  Última atualização 12H25
Eleito era pároco no Huambo © Fotografia por: DR
A nomeação do novo prelado católico da província, localizada no Centro de Angola, foi tornada pública, em declarações à imprensa, pelo arcebispo do Huambo e actual administrador apostólico do Cuito, Dom Zeferino Zeca Martins.

De 60 anos, o padre Vicente Sanombo, natural do Huambo, torna-se no quinto bispo da Diocese do Cuito. Já passaram por lá Dom José Nambi (1997-2023), Dom Luís António (1979-1997), Dom Manuel Pedro Pires (1958-1979) e Dom Armando Amaral dos Santos (1941-1958).

Ordenado a padre em Novembro de 1992, depois de ter concluído a formação filosófica e teológica no Seminário Maior de Cristo Rei (Huambo), o novo bispo desempenhava as funções de pároco da Sé Catedral e vigário-geral da Arquidiocese do Huambo. Além disso, já desempenhou as funções de reitor do Seminário Menor Arquidiocesano "Nossa Senhora das Mercês”.

Dom Vicente Sanombo é, igualmente, professor universitário pelo Instituto Superior de Ciências da Educação (ISCED) do Huambo e em outras instituições privadas de ensino superior.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade