Política

País e União Europeia juntos para uma parceria entre iguais

Nilza Massango

O co-presidente da Assembleia Parlamentar Paritária da Organização dos Estados de África, Caraíbas e Pacífico e União Europeia (OEACP-UE), Carlos Zorrinho, disse, terça-feira, que Angola tem se afirmado como um país que promove o desenvolvimento e a paz no continente e no mundo. Por isso, o eurodeputado justificou que “não foi por acaso” que o país acolhe a primeira reunião no quadro do Acordo de Samoa.

21/02/2024  Última atualização 07H18
Co-presidente da Assembleia Parlamentar, Carlos Zorrinho © Fotografia por: DR

À saída de uma audiência com a presidente da Assembleia Nacional, Carolina Cerqueira, Carlos Zorrinho, acompanhado pelo vice-presidente da Assembleia Parlamentar África-UE, Marc Angel, falou do papel importante que o país tem vindo a desempenhar em África, e no quadro da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC).

"A reunião em Angola tem como mote um novo amanhecer na relação entre a União Europeia e África, Caraíbas e Pacífico, uma relação baseada no interesse dos povos e liderada pelos povos. Isto é fundamental”, frisou, fazendo votos de que o Acordo de Samoa é multilateral, que envolve mais de 70 países da ACP, 27 da UE, quatro continentes, dois bilhões de pessoas, e está baseado na confiança, em valores comuns, e na capacidade de resolver os problemas das pessoas.

Ao falar sobre um avançar, nos próximos dias, na cooperação entre Angola e UE, com assinatura de mais um conjunto de acordos, avaliado em cerca de 90 milhões de euros, Carlos Zorrinho disse que neste processo, além do apoio à educação, segurança alimentar, sociedade civil, se inclui, também, uma participação da organização europeia no Corredor do Lobito.

"Tudo isto é uma forma de pôr em prática uma parceria entre iguais porque é assim que nós entendemos e devemos construir a paz”, ressaltou.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política