Sociedade

País vai ter mais 1,4 milhões de ligações domiciliares até 2027

Manuela Gomes

Jornalista

O Executivo prevê, no âmbito do Plano de Desenvolvimento Nacional (PDN) 2023/2027, mais 1,4 milhões de ligações domiciliares, assim como o aumento de sistemas de abastecimento de água, em todo o país.

23/03/2024  Última atualização 09H20
No âmbito do PND prevê-se superar a produção de 2,4 mil litros cúbicos de água tratada © Fotografia por: Edições Novembro

Os dados foram tornados públicos, ontem, em Luanda, pela directora nacional das Águas. Elsa Ramos, que falava durante o acto central do Dia Mundial da Água, assinalado, ontem, explicou que das novas ligações um milhão serão feitas na província de Luanda.

No âmbito do PDN, acrescentou, prevê-se superar a produção de 2,4 mil metros cúbicos de água tratada e o aumento da capacidade de tratamento de águas residuais e lamas fecais.

Para o alcance desse desiderato, Elsa Ramos explicou que vários projectos estão em curso, em diversas localidades do país, tendo destacado a expansão das redes de distribuição, reforço do abastecimento de água, reabilitação de sistemas de captação, bem como a construção de infra-estruturas de saneamento.

Taxa de cobertura

Segundo a directora nacional das Águas, em Angola, a cobertura em termos de abastecimento de água potável está na ordem dos 57 por cento e 52 de saneamento básico.

"Só na província de Luanda, temos uma taxa de cobertura e acesso à água potável de 60 por cento, perspectivando-se atingir 80 por cento, até 2026", disse Elsa Ramos.

Por outro lado, explicou que o Programa de Combate aos Efeitos da Seca no Sul do País (PCESSA) permitiu a conclusão do Canal de Cafu, tendo sido criada uma reserva de água para minimizar as dificuldades de cerca de 235.000 habitantes.

No âmbito do referido programa, acrescentou, está em curso a construção das barragens de Calucuve e Ndue, na província do Cunene, bem como acções que visam o melhoramento do fornecimento de água à população.

Elsa Ramos salientou a criação do Conselho Nacional de Água, desde 2018, que funciona como um órgão de consulta do Presidente da República em matéria de planeamento dos recursos hídricos, coordenação, articulação e concertação entre diferentes utilizadores, como os sectores público, privado e cooperativo, incluindo as comunidades rurais. O Conselho Nacional de Água tem, entre as suas atribuições, a prevenção de conflitos de natureza hídrica.

A directora nacional das Águas sublinhou a importância da sutentabilidade dos recursos hídricos, seu planeamento, gestão, utilização racional, protecção, conservação e valorização, tendo reafirmado o compromisso do Ministério da Energia e Águas (MINEA) para o alcance de um futuro sustentável, "onde a água seja uma fonte de vida, paz e harmonia entre os povos e as nações".

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade