Mundo

Países árabes classificam ataque como terrorismo

Os países árabes classificaram, ontem, como terrorismo o ataque de 'drones' que provocou a morte de três soldados norte-americanos na fronteira entre a Jordânia e a Síria, reivindicado pelo grupo de milícias pró-iraniano Resistência Islâmica no Iraque.

31/01/2024  Última atualização 12H35
Comunidade árabe manifesta apoio aos Estados Unidos © Fotografia por: DR

O Ministério dos Negócios Estrangeiros saudita condenou, em comunicado, o ataque e renovou "o firme apoio do reino à intensificação dos esforços internacionais para eliminar o terrorismo e o extremismo em todas as suas formas e manifestações, bem como esgotar as suas fontes de financiamento".

Numa nota semelhante, o Egipto também sublinhou "a necessidade de enfrentar todas as formas de terrorismo", além de "rejeitar todas as formas de violência para garantir a estabilidade" no Médio Oriente.

Os Emirados Árabes Unidos também se expressaram nestes termos, enquanto o Kuwait apelou, numa outra declaração, a "esforços concertados para se opor a estes actos e alcançar a estabilidade na região". O Iraque também manifestou a sua "profunda preocupação" com os acontecimentos de segurança na região e apelou à redução da actual escalada.

Operação secreta

Os Estados Unidos estão a considerar uma operação secreta contra o Irão depois de três soldados norte-americanos serem mortos numa base americana perto da fronteira entre a Jordânia e a Síria, escreve a Bloomberg com referência a uma fonte familiarizada com a posição dos EUA, citada na imprensa brasileira.

"Uma possibilidade é uma operação secreta em que os EUA atacam o Irão, mas não assumem a responsabilidade, enviando, ainda assim, uma mensagem clara", escreve a agência. Destaca-se que não se exclui a opção de uma resposta directa a altos funcionários iranianos, tal como a ordens do ex-Presidente  Donald Trump contra o general Qassem Soleimani, comandante da Força Quds do Corpo de Guardiões da Revolução Islâmica (IRGC, na sigla em inglês) num ataque de drone perto do Aeroporto Internacional de Bagdad em 2020.

 

 

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Mundo